|
"Um bom pão precisa ter Farinha de Trigo Coamo. Além disso, agora em todos os produtos da minha padaria só uso Alimentos Coamo. Sei que posso confiar", diz Ivadete Castelari |
Ivadete Castelari, conhecida por dona ‘Dete’, é do tipo de pessoa que sabe aproveitar as oportunidades que a vida dá. Ela sempre sonhou em ter a própria renda, fazendo algo em que se identificasse. Mas, somente descobriu qual era seu dom após participar dos cursos sociais promovidos pela Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Em São João do Ivaí (Centro-Norte do Paraná), desde que surgiu o primeiro curso, nunca mais faltou aos encontros.
O primeiro curso social que dona ‘Dete’ participou foi de crochê, e com esta técnica começou a lucrar. Porém, apenas em outro curso, quando aprendeu a fazer pão, é que se encontrou. “Um dia trabalhando na roça, um funcionário me disse que ia vender pão, achei interessante. Foi quando falei que iria fazer pão para ele vender para mim. Eu assei quatro, entreguei para ele, que rapidamente voltou dizendo que poderia fazer mais, pois havia vendido tudo. Assim foi, cada vez aumentando o número de pães e vendendo tudo. Cheguei a fazer quarenta pães por dia e cilindrados na mão”, recorda.
|
"Realizei um sonho, mas não pretendo parar por aqui. Conto com o apoio da minha filha e quero que ela continue ‘tocando’ o negócio futuramente. Me preocupo com o futuro dela." |
|
Sempre otimista, dona ‘Dete’, é exemplo de que para quem trabalha duro, os sonhos se realizam |
Com a demanda pelos pães crescendo, dona ‘Dete’, passou a sonhar mais alto. “Passei a me interessar em trabalhar com fermento químico e tinha vontade de comprar um forno maior, foi quando negociei um que assava até dez pães. Chegou num ponto que comprei outro forno igual para assar 20 ao mesmo tempo. Assim, meu pão foi ficando famoso, e os dois fornos ficaram pequenos. Até que uma amiga minha falou de uma linha de financiamento para aquisição de forno elétrico. Passei a ficar mais feliz com a produção e sonhar com a minha padaria, mas parecia ainda algo muito distante.”
Porém, quando dona ‘Dete’ coloca algo na cabeça não há quem tire. E o sonho de abrir o próprio negócio estava cada vez mais próximo. “Um amigo, um dia me disse que eu deveria ter foco no que eu queria. Foi o que eu fiz, juntei dinheiro, vendi um terreno, e Deus foi me abençoando, fui aumentando as vendas e há um ano tenho minha padaria. Inclusive, além desse serviço acrescentei uma mercearia no mesmo espaço”, conta. O estabelecimento fica em Lunardelli, cidade vizinha à São João do Ivaí, onde está instalada uma unidade da Coamo.
Quem pensa que dona ‘Dete’ para por aí se engana. “Realizei um sonho, mas não pretendo parar por aqui. Conto com o apoio da minha filha e quero que ela continue ‘tocando’ o negócio. Me preocupo com o futuro dela.”
Mas, a pergunta que não quer calar deve ser: qual o segredo desse pão? Dona ‘Dete’ garante que um dos ingredientes de sucesso é a linha de Alimentos Coamo. “Um bom pão precisa ter Farinha de Trigo Coamo. Além disso, agora em todos os produtos da minha padaria só uso Alimentos Coamo. Sei que posso confiar”, afirma a empresária.
Sempre otimista, dona ‘Dete’, é exemplo de que para quem trabalha duro, os sonhos se realizam. “Eu faria tudo de novo se precisasse. Gosto de trabalhar e de ter desafios. Por isso, continuo participando dos cursos sociais da Coamo, onde vejo oportunidades de aprender coisas novas, e preciso aproveitá-las para me manter atualizada.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.