|
Em Juranda, o sucesso do curso se repete |
O ano está terminando e centenas de mulheres encerram 2016 com a certeza de que 2017 será muito melhor. Isso porque após participar do Mulher Atual, cooperadas, esposas e filhas de cooperados, têm uma mudança significativa em todas as esferas da vida, seja social, familiar ou profissional. Dentre os últimos cursos encerrados está o de Juranda (Centro-Oeste do Paraná), onde os sorrisos estavam estampados nos rostos das participantes no último módulo.
Para Jandira Fernandes Demenek, a expectativa para o curso era grande e mesmo assim foi superada. “Me sinto honrada de ter sido escolhida para participar, pois só nos engradeceu. Existe um ditado que diz: se queremos aprender, devemos conviver com pessoas que sabem mais que a gente. Esse curso foi de muito aprendizado em diversas áreas, principalmente social, pois podemos nos espelhar umas nas outras.”
|
Jandira Fernandes Demenek, Luciane Lousano Pimentel, e Maria José Leonardo Rebeche |
Maria José Leonardo Rebeche também já sabia que seria bom, mas não imaginava o quanto. “O aprendizado foi para a minha vida como um todo. Eu somei e ampliei muito. Foram dez encontros especiais. É difícil escolher o melhor, mas os temas da percepção e perdão, me marcaram”, destaca.
A instrutora do Mulher Atual, Luciane Lousano Pimentel, apesar de toda sua experiência, destaca que cada encontro é único. “Cada turma é um novo despertar e uma nova descoberta. Elas trazem anseios diferentes e cada dia percebemos isso no grupo. Elas passam a buscar e ter um novo olhar para a vida. Temos uma aula de relacionamento, onde elas percebem suas fraquezas e qualidades e é sempre muito marcante.”
|
Preocupação com o meio ambiente foi um dos temas no curso |
|
Inês Kaplun, Devanilde Arias e Laurita Tagliari |
Em 2016, centenas de mulheres cooperadas, esposas e filhas de cooperados estiveram presentes no curso Mulher Atual, em várias regiões do Paraná. Em todos os lugares os resultados foram positivos, ajudaram a fortalecer o cooperativismo e, também, a melhoria nas atitudes e atividades do público feminino para viver melhor.
Em Faxinal (Centro-Norte do Paraná), a alegria, satisfação e entusiasmo das participantes foram marcantes. “É uma proposta diferente, o curso tem um conteúdo amplo que provoca uma reflexão e uma mudança no jeito de pensar, ver as coisas e agir, e, também, reflete na qualidade da vida das mulheres”, afirma a instrutora do Senar, Devanilde Alves Arias. Segundo ela, as alunas mostraram-se satisfeitas com os resultados e o conhecimento de si e do mundo.
Foi o caso de Inês Kaplun, por exemplo. Ela ficou encantada com o curso e agradeceu a Coamo pela oportunidade recebida. “Ficava ansiosa esperando para chegar a terça-feira, dia dos nossos encontros, para ver as amigas, aprender e partilhar coisas diferentes. Laurita Hafemann Tagliari conta que recebeu o apoio do marido para fazer o Mulher Atual e sente-se realizada com as dez semanas que passou no convívio com outras mulheres da região. “O apoio dos maridos é muito importante, amei o curso, ele mudou a minha vida, aprendi muitas coisas, trocamos dicas de culinárias e fizemos boas amizades, graças ao cooperativismo.”
|
Integrantes do curso em Faxinal |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.