|
Grupo de cooperativistas de Rondônia com o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini |
Um grupo de cooperativistas de Rondônia realizou uma imersão em diversas cooperativas do Paraná.Dentre as instituições visitadas, eles conheceram a Coamo e passaram um dia em Campo Mourão. O itinerário dos cooperativistas rondonienses começou no Parque Industrial da Coamo e no período da tarde tiveram uma palestra com o idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras de Rondônia (OCB – RO), Salatiel Rodrigues, explica que se trata de um projeto denominado Rondônia e Paraná. “Esse é um projeto das cooperativas de produção que nasceu da necessidade de nossos produtores. É um projeto agro entre os dois Estados, em que escolhemos as cinco maiores cooperativas do Paraná. Viemos aprender com vocês, pois o Estado do Paraná tem no DNA a cooperação. ”
Rodrigues acrescenta que Rondônia é um Estado novo com quase 40 anos de emancipação política, cerca de dois milhões de habitantes e 52 municípios, que está ainda iniciando com o sistema cooperativista. “Temos a presença do cooperativismo em nosso Estado, mas por ser ainda um Estado novo, temos dificuldades de gestão e ingresso dos rondonienses nas cooperativas. No Paraná a cultura cooperativista já é muito forte.”
Quem também estava na comitiva é a vice-presidente da cooperativa Coafa, Gicelly da Silva Santos. “Estou saindo daqui renovada e animada, com muitos sonhos e planos para aplicar em nossa cooperativa. Antes de conhecer a Coamo eu tinha pouca expectativa, mas após essa visita estou muito animada. Costumamos dizer que cada dia é um aprendizado, mas hoje com a Coamo superamos nosso aprendizado e tivemos uma injeção de ânimo”, ressalta.
|
Gallassini falou sobre a filosofia, história, serviços e desempenho da Coamo para os visitantes |
Com emoção Salatiel Rodrigues definiu a visita à Coamo. “Foi fantástica essa visita. Vimos o quanto o associado é valorizado como o dono do negócio, e o Gallassini é um exemplo para nós, estando à frente desta grande cooperativa, trazendo bons resultados ano a ano, garantindo que a economia fique nas cidades onde a Coamo está presente, fortalecendo o cidadão e o desenvolvimento humano. A Coamo de fato cumpre com sua missão, valores e princípios. Levamos daqui uma lição, pois não existe nada melhor do que mudar para melhor a vida das pessoas."
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.