|
Engenheiro agrônomo Diego Mario Boiani acompanha desenvolvimento da lavoura de soja cercada por uma mata juntamente com o cooperado Theonaldo KLoster Ribas |
Quem chega na propriedade do cooperado Theonaldo Kloster Ribas, em Luiziana (Centro-Oeste do Paraná), logo percebe uma grande integração entre o sistema produtivo, o meio ambiente e a utilização de boas práticas agrícolas, além de organização e planejamento. Já na entrada do barracão dos maquinários uma placa na parede destaca como deve ser a filosofia de trabalho na Fazenda Santa Rita. A placa traz algumas lembranças como, por exemplo: “para usar o que não lhe pertence, peça licença”, “não sabe como funciona, não mexa”, “desarrumou, arrume”, dentre outras citações relacionadas as tarefas do dia a dia.
Com a família já há alguns anos, a propriedade conta com um sistema produtivo bastante avançado. O uso de tecnologias está presente no manejo do solo, cultivo das lavouras e tratos culturais. A preservação ambiental é uma característica marcante na propriedade. Dos 220 alqueires de terra, 180 são destinados para a lavoura e o restante é de reserva ambiental, com várias nascentes de água em meio a mata nativa.
|
|
Theonaldo Kloster Ribas contempla bica de água vinda de uma das nascentes em meio a mata |
Vista de parte da área de preservação que faz parte da Fazenda Santa Rita |
O cooperado relata que seu pai, Theonaldo Siqueira Ribas, um associado pioneiro da Coamo, sempre passou esses valores aos filhos, e insistiu para que os mesmos trabalhassem em prol da preservação da natureza na propriedade da família. “Estamos dando continuidade ao trabalho iniciado pelo meu pai. Sem água, não conseguimos fazer nada. Então, cuidamos das nascentes e das matas para que a água continue sempre com boa qualidade”, assinala Ribas.
Ele recorda que a primeira coisa que o seu pai olhava antes de comprar as propriedades, era se tinha água e mata. “É uma herança que vamos deixar para os nossos netos e bisnetos. Eles vão saber que pensamos neles, preservando a natureza.” De acordo com o cooperado, quem pensa na preservação do meio ambiente só tem a ganhar. “Quando estamos perto das matas, o clima é outro e o ar fica mais puro. Faz bem para a nossa saúde. Só temos que agradecer a Deus por toda essa maravilha que é a natureza.”
Ribas revela que boa parte do que é aplicado na propriedade, ele aprendeu com a Coamo. “A gente copia aquilo que é bom, e nesse caso copiamos a Coamo que tem entre os seus princípios a organização, o planejamento e busca por melhoria em tudo que faz. Passo esses princípios, também, para os funcionários. Para que continuem cuidando dos maquinários, das ferramentas e do meio ambiente".
Diego Mario Boiani, engenheiro agrônomo do Departamento Técnico da Coamo em Luiziana, observa que a preocupação com o meio ambiente deve ser uma prática constante entre os cooperados, já que a produção agrícola depende de um ambiente equilibrado."Na Fazenda Santa Rita, a preservação é levada a sério e os bons resultados são motivados pelo trabalho realizado diariamente que vai desde a adoção do sistema de plantio direto, curvas de nível, caixa de água para abastecimento de pulverizadores, e a aplicação do sistema 5S na propriedade”, assinala.
|
|
Theonaldo: "Só temos que agradecer a Deus por toda essa maravilha que é a natureza.” Ao lado foto dos pais "seo" Theonaldo Siqueira Ribas com a esposa Emy Ozita Kloster Ribas |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.