Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 493 | Julho de 2019 | Campo Mourão - Paraná

COPA COAMO

Cinco campeões no Centro-Oeste

Cooperados esperam com ansiedade a cada dois anos para participar do evento promovido para eles

Tadeu Voroniuk Junior, de Roncador

Luís Carlos Carbonera, de Boa Esperança

Placa América, por Mamborê; Meia Boca, por Boa Esperança; Barcelona, por Altamira do Paraná; Águas de Jurema, por Iretama e Palmital 43, por Roncador. Esses são os cinco campeões pela regional Centro-Oeste disputada no dia 15 de junho, com a participação de milhares de pessoas entre cooperados e familiares, comunidade e funcionários.

Das cinco finais, apenas em Mamborê o campeão foi conhecido nos pênaltis. Após empate sem gols no tempo normal, o Placa América venceu o Água da Palmeira por 3x1. Em Altamira do Paraná, título para o Barcelona com a goleada sobre o time do Garrincha por 5x1. O Palmital 43 venceu o Formoso por 3x1 em Roncador. Em Iretama, o vencedor foi Águas de Jurema após fazer 1x0 diante do Bom Jardim. Com 2x0 sobre o time Santa Terezinha, o Meia Boca faturou o título da regional em Boa Esperança.

Tadeu Voroniuk Junior, disputou a Copa Coamo em Roncador. Ele destaca a organização do evento e a integração dos cooperados. “É um dia que encontramos os amigos e fazemos novas amizades. É um evento saudável dentro e fora de campo”, assinala.

A equipe de Luís Carlos Carbonera, de Boa Esperança, não foi selecionada para afinal, mas, segundo ele, o que vale é participar. “Participei de todas edições da Copa Coamo. Cada uma é diferente, mais gostosa. Termina uma copa e já começamos a pensar na outra. Perdemos no campo, mas ganhamos no costelão, todos jogam muito bem na hora do almoço”, pondera.

O cooperado Afonso Gregório, de Nova Tebas, participou em Iretama. Para ele, a Copa Coamo é mais que um evento esportivo. "É o momento de união das famílias, onde a Coamo mostra a sua organização e competência, levadas por seus funcionários, dando um momento de alegria e união para a família cooperada. Como cooperado há mais de 40 anos participei de todas as edições e me sinto orgulhoso por isso”. "Seo" Afonso participou da Copa Coamo junto com o neto, o filho e a neta.

Em Iretama,  Afonso Gregório participou da Copa Coamo com o neto, Elian, com o filho, Adalton, e com a neta, Daltiane Altamira do Paraná: Barcelona

Boa Esperança: Meia Boca Iretama: Águas de Jurema

Mamborê: Placa América Roncador: Palmital 43

Centro: maior em número de equipes

Milhares de cooperados, familiares e comunidades prestigiaram no dia 29 de junho, a penúltima etapa da Copa Coamo de Cooperados promovida com sucesso em Pitanga, Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Boa Ventura de São Roque e Palmital, na região Centro do Paraná.

As disputas foram equilibradas e com bom nível técnico, grande alegria e integração da família cooperativista. Os vencedores das regionais Centro foram: por Cândido de Abreu, o Capinzal com vitória por 1x0 sobre o Agro Amigos. Em Manoel Ribas, campeão pela primeira vez foi a equipe Linha Esperança, que derrotou o São Marcos por 1x0. O Sanga Funda ficou com o título em Palmital ao vencer por 1x0 o Jaguatirica. O campeão em Pitanga foi o time UTI - Unidade Travamento Intensivo após derrotar o Rio do Susto por 3x0. Em Boa Ventura de São Roque o Linha Forekevicz A derrotou o São Cristóvão por 1x0 e sagrou-se campeão da regional.

Em Palmital, os cooperados festejaram a realização da Copa Coamo, mas um de maneira especial. O cooperado Estefano Gulicz, do time Sanga Funda, vibrou com a vitória na decisão e a conquista da vaga pela regional para estar na final da Copa Coamo. “Participo da Copa Coamo há 13 edições e o meu sonho era um dia ir à final em Campo Mourão e conseguimos nesta edição. Então a nossa alegria é imensa. Este evento é maravilhoso com tudo muito bem organizado. Se ganhar no final, a festa é ainda maior”, comemora o cooperado, que por ser apaixonado por futebol fez até um campo na sua propriedade. 

‘Seo’ João Nicaretta, de Pitanga, jogou em 13 edições e há duas está como dirigente. Para ele, não dá para ficar de fora e, se perder, leva na brincadeira. “Jogar é mais fácil do que ser dirigente, pois nem sempre os atletas respeitam nossas orientações, mas tudo é uma festa com a família, colegas cooperados e comunidade que prestigiam esse grande evento.”

Na Copa Coamo todos são vencedores. É uma festa valorizada e elogiada por toda a comunidade. Em Manoel Ribas, com 37 equipes, o padre Avelino também colocou as chuteiras para entrar em campo. Foi a primeira vez que ele participou da Coamo, mas o resultado não foi o esperado, já que em uma das partidas a equipe perdeu de 7 a 0. “Apesar do resultado, não fizemos feio, pois o outro time era superior ao nosso. A Copa Coamo é um projeto maravilhoso que une as famílias e as comunidades em prol do esporte”, comenta o pároco da Igreja Santuário Nossa Senhora da Salete, na Barra Santa Salete.

A equipe do padre teve como dirigente a jovem Fernanda Romagnoli, que levou com muito bom humor a perda do seu time, equipe Santa Ana. “É a segunda copa que participo. Dentro de campo não fomos muito bem, mas o importante é participar e se divertir. É um dia gostoso e participo desde criança. São muitas as lembranças, pois cresci participando da Copa Coamo.”

Estefano Gulicz, de Palmital João Nicaretta, de Pitanga

Boa Ventura de São Roque: Linha Forekevicz Cândido de Abreu: Capinzal

Manoel Ribas: Linha Esperança Pitanga: Sanga Funda

Pitanga: UTI - Unidade de Travamento Intensivo

Padre Avelino, de Manoel Ribas Fernanda Romagnoli, de Manoel Ribas

Regional Sede define últimos classificados para a final

Nem mesmo a massa de ar frio que derrubou a temperatura para zero grau na madrugada do dia 06 de julho, afastou o público e os participantes da regional sede da Copa Coamo, a última das sete etapas programadas para esta edição do evento. Com jogos em Araruna, Campo Mourão, Peabiru e Luiziana (Centro-Oeste do Paraná), cerca de três mil pessoas prestigiaram e vibraram com os cooperados/atletas que fizeram bonito dentro e fora de campo.

Em Luiziana o cooperado Leomar Puton, dirigente da equipe Campina do Amoral, lembra que participou de quase todas as edições e elogia o evento. “Só fiquei fora de uma copa por problemas de saúde. É um evento muito aguardado por todos nós, associados e familiares.”

Para Mauricio Iorino, de Peabiru, vale qualquer sacrifício para participar. “É uma confraternização maravilhosa, um grande prazer poder participar. Damos um jeito de espantar o frio para não ficar de fora dessa união de amigos, onde passamos o dia confraternizando. O importante é participar.”

Já Claudio Fulaneto Júnior, cooperado em Araruna, confessa que era grande a expectativa antes do evento. “É um dia muito aguardado por nós. É um evento onde celebramos a amizade e praticamos esporte, que faz bem para a saúde. O evento se supera com a dedicação dos funcionários que fazem para nós uma festa muito bonita.”

O cooperado Armando Sambatti, de Campo Mourão, foi campeão da regional pela sexta vez e valoriza a organização. “Estamos felizes, nosso time tem muita história e a Copa Coamo é tudo para nós. Aqui você vê a família, filhos, sobrinhos, netos. Parabenizamos a Coamo pela organização dessa competição, que é o maior campeonato agrícola do mundo. Hoje é um dia muito feliz da minha vida, difícil expressar esse sentimento.”

A Regional Sede contou com um total de 63 jogos e 183 gols marcados, uma média de quase três gols por partida. Em Araruna, a equipe Primavera venceu São Martinho por 1 a 0. No total, foram 17 jogos, 47 gols, cinco cartões amarelos e um azul.

A equipe Sambatti venceu os Amigos da Bola por 4 a 1 na final e sagrou-se a campeã. Foram marcados 74 gols em 19 jogos, com 26 cartões amarelos e cinco azul.

Em Luiziana a equipe Santa Maria foi campeã após empatar em 0 a 0 com a Fazenda São Paulo no tempo normal e vencer por 3 a 2 nas cobranças de pênaltis. A etapa contou com 15 jogos, 32 gols marcados, nove cartões amarelos e um azul. 

Por 3 a 0, a equipe Nossa Senhora Aparecida venceu a Placa União e foi a campeã em Peabiru. Foram 12 jogos e 30 gols marcados, com quatro cartões amarelos e nenhum azul.

Araruna: Primavera Campo Mourão: Sambatti

Leomar Puton, de Luiziana Maurício Iorino, de Peabiru Claudio Fulaneto Júnior, de Araruna

Luiziana: Santa Maria Peabiru: Nossa Senhora Aparecida

CONHEÇA OS 33 FINALISTAS DA COPA COAMO 2019

Altamira do Paraná: Barcelona Abelardo Luz: Pinheiro Marcado B (Ouro Verde)

Boa Esperança: Meia Boca Araruna: Primavera

Caarapó: União Douradense (Dourados) Boa Ventura de São Roque: Linha Forekevicz A

Cândido de Abreu: Capinzal Campo Mourão: Sambatti

Candói: Foz do Jordão Coronel Vivida: Alto Jacutinga

Cantagalo: Vista Alegre Faxinal: Atlhetic Club Borrazópolis (Cruzmaltina)

Engenheiro Beltrão: Figueira do Oeste Goioerê: Sabatine Esporte Clube Mariluz (Mariluz)

Fênix: Sítio do Dinho Ivaiporã: Beija-Flor

Iretama: Águas de Jurema Laguna Carapã: Veteranos FC

Juranda: Grupo União Mamborê: Placa América

Luiziana: Santa Maria Manoel Ribas: Linha Esperança

Mangueirinha: Canhada Funda Peabiru: Nossa Senhora Aparecida

Palmital: Sanga Funda Roncador: Palmital 43

Pitanga: U.T.I. - Unidade de Travamento Intensivo São João do Ivaí: A Província

São Domingos: Nova Arvorezinha Toledo: Concórdia B

São Pedro Iguaçu: Ouro Verde C (Ouro Verde do Oeste) Vila Nova: Lajeado

Tupãssi: Fica Gelo

Congresso Técnico define grupos e jogos da final

Foi realizado na tarde do dia 11 de julho, o Congresso Técnico para a final da Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço – 2019. O evento foi realizado na Administração Central da cooperativa, em Campo Mourão e contou com a presença de dirigentes de sete das 33 equipes finalistas e da Comissão Central Organizadora. O congresso técnico definiu os grupos e a tabela de jogos da fase final, que será no dia 27 de julho, na Arcam em Campo Mourão, e reunirá os campeões das sete regionais realizadas de 27 de abril a 06 de julho.

As 33 equipes foram sorteadas em 11 grupos com três times cada, que jogarão entre si, classificando para a fase seguinte o campeão de cada grupo e, também, os vice-campeões dos grupos A, B, C, D, E, totalizando 16 equipes, que disputarão as fases seguintes no sistema de eliminatória simples (mata-mata). Na primeira fase, os jogos serão 10 minutos por 10 minutos e na segunda fase 15 por 15.

Dirigentes durante o sorteio dos grupos e jogos para a final da Copa Coamo Aquiles Dias, superintendente Técnico da Coamo, representou a diretoria
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.