A Coamo por meio de uma parceria com a Bayer realizou eventos regionais do Conexão Mulher, pelo terceiro ano consecutivo. Foram cinco encontros no Paraná, para 1600 mulheres, nos municípios de Toledo (Oeste), Campo Mourão (Centro-Oeste), Mamborê (Centro-Oeste), Mangueirinha (Centro-Sul) e Pitanga (Centro). O objetivo foi motivar e integrar cooperadas, esposas e filhas de cooperados.
Durante uma tarde, as participantes contaram com palestras realizadas por duas mulheres empreendedoras. Na primeira parte Vanessa Sabioni, falou sobre o tema “Os desafios da mulher no campo”, e Adriane Steinmetz, abordou o assunto, “Você é a protagonista da sua história”. Após uma pausa para o café, Vanessa voltou para debater “A transformação da comunicação digital no campo”, e Adriane encerrou o dia com a palestra, “A influência feminina na transformação digital do Agro”.
Foi um bate-papo entre mulheres do agro. Tanto as palestrantes quanto as participantes pertencem ao ramo. Fato que fez toda a diferença na opinião de Marilma Elizette de Lima Machado, de Pitanga. “Foi um dia muito alegre. As palestrantes são agricultoras como nós, e abordaram o desenvolvimento pessoal e profissional aplicado à nossa realidade.”
Ana Karina Chaves Viecelli, de Mangueirinha, diz que foi uma tarde produtiva. “O Conexão Mulher veio para somar em nossas vidas. Obtive conhecimento pessoal e específico da nossa área. A Coamo quer ajudar na formação dos nossos maridos e na nossa também. Antes da Coamo não tínhamos esse cuidado e atenção.”
Para Cristina Schreiner, de Campo Mourão, foi uma tarde motivadora. “Com as palestras percebi que posso estar integrada ao trabalho do meu marido e filho no campo. Essa iniciativa está alinhada ao novo foco da mulher, que busca se enquadrar nesse universo do agronegócio”, explica.
Segundo Lilia Unfried Ledur Hoscheid, de Toledo, o Conexão Mulher superou expectativas. “Ouvir a experiência das palestrantes foi incrível, pois elas sabem aliar a teoria com a prática. Podemos e devemos fazer a diferença. Saí mais motivada”, considera Lilia.
Conforme o assessor de Cooperativismo da Coamo, Guilherme Sávio, um dos objetivos do sistema cooperativista é integrar toda a família cooperada. “É gratificante ver o sorriso no rosto delas, depois de passarem uma tarde com nós, onde tudo é feito pensando na mulher do campo. Sem contar que nosso objetivo é dar instrumentos e ferramentas para que as mulheres possam ajudar a Coamo se desenvolver também.”
Além do Conexão Mulher, a Coamo ainda realiza durante o ano centenas de cursos sociais destinados a participação das mulheres, bem como o encontro da família cooperativista, entre outros tantos, direcionados ao quadro social e familiares, seja do público masculino ou feminino.
|
|
Participantes atentas ao conteúdo apresentado |
Em Campo Mourão, gerente da Unidade, Claudio Nachi falou com as participantes |
|
|
Gerente de Mangueirinha, Antônio Cézar Gomes, durante abertura do evento |
Adriane Steinmetz, abordou sobre “Você é a protagonista da sua história” e “A influência feminina na transformação digital do Agro” |
|
|
Vanessa Sabioni, falou sobre os temas “Os desafios da mulher no campo” e “A transformação da comunicação digital no campo”
|
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.