Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 493 | Julho de 2019 | Campo Mourão - Paraná

LÍDERES COOPERATIVISTAS

Liderança aprimorada

Gallassini falou sobre a Coamo e a importância do cooperativismo
Para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado de julho, a Coamo realizou no dia 28 de junho, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), encontro com centenas de cooperados participantes das turmas do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas. É a oportunidade de dos cooperados se confraternizarem e levarem mais conhecimento para casa. Além da apresentação do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o evento contou com uma palestra com o professor Pedro Calabrez, PHD em Neurociência, que abordou o tema “Liderança Competitiva”.

Igor Miguel Schroeder, de Dourados (MS)

Sandro Ivatiuk Martim, de Candói (PR)

Vitor Castioni, de Abelardo Luz (SC)

Simone Andrea Neunfeld Marlow, de Vila Nova (PR)

O cooperado Igor Miguel Schroeder, de Dourados (Sudoeste do Mato Grosso do Sul), participa da atual turma de formação de jovens líderes cooperativistas. De acordo com ele, o encontro está alinhado com o que vem aprendendo no curso. “O trabalho de anos da Coamo focando nos jovens, mostra a preocupação da cooperativa em continuar forte e sólida. Nós que estamos passando pela sucessão quase sempre pensamos na parte operacional, mas se preparar para a administração da propriedade é de suma importância e estamos sendo preparados para esse processo”, assinala. 

Sandro Ivatiuk Martim, de Candói (Centro-Sul do Paraná), participou do curso em 2014. Para ele o evento anual, realizado pela Coamo é uma atualização necessária. “A Coamo disponibiliza muitos benefícios e serviços para que possamos crescer. O curso me ajudou a planejar e aproveitar as oportunidades. Cooperativismo é isso, uma ajuda mútua e compartilhamento de conhecimento.”

O associado Vitor Castioni, de Abelardo Luz (Oeste de Santa Catarina), fez parte da 20ª turma do curso. Ele conta que o evento anual é importante para comemorar o cooperativismo e reencontrar os colegas de outras regiões. “O cooperativismo precisa ser lembrado e comemorado. O curso foi muito importante na minha formação, me ajuda muito no dia a dia na propriedade. Isso é graças ao trabalho da Coamo”, assinala.

Outra que elogia o programa da Coamo é Simone Andrea Neunfeld Marlow, de Vila Nova, distrito de Toledo (Oeste do Paraná). Para ela rever os amigos de curso é importante e o evento ainda proporciona mais aprendizado. “A gente aprende muito a cada palestra, ou encontro que a Coamo realiza. Muitas coisas mudaram depois que fiz o curso. Temos que evoluir sempre e buscar conhecimento para aproveitar o melhor momento para planejar as safras e comercializar a produção.”

Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, a cooperativa tem muitos motivos para comemorar esta data com o quadro social. “Nossa comemoração do dia Internacional do Cooperativismo é sempre muito proveitosa. Aproveitamos a oportunidade para levar mais conhecimento aos cooperados com palestras atuais. Nosso objetivo é desenvolver e manter o espírito cooperativista na juventude, para que o cooperativismo seja trabalhado como é de fato. Um sistema em que todos puxam para o mesmo lado: diretoria, cooperados e funcionários.”




Professor Pedro Calabrez, PHD em Neurociência, que abordou o tema “Liderança Competitiva”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.