Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 515 | Julho de 2021 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO NO CAMPO

ENCONTRO DE LÍDERES

José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo

O verbo cooperar significa atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar. No cooperativismo praticado pela Coamo, este verbo se conjuga em todos os tempos. Com muitos motivos para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, a cooperativa realizou pela segunda vez no formato virtual, o tradicional Encontro de Jovens Líderes Cooperativistas.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Coamo no YouTube, no dia 1º de julho. Na oportunidade, a diretoria lançou a nova marca da cooperativa, o Aplicativo Coamo e o Programa Conectividade. Além disso, foi transmitida uma palestra com o professor Doutor Dado Schneider, pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS.

No encontro digital foi divulgado um filme sobre o Programa Jovens Líderes Cooperativistas, com o depoimentos de participantes do programa. Desde 1998, já se formaram mais de mil cooperados em 25 turmas.

Segundo o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o encontro busca reciclar o conhecimento dos Jovens Líderes. “Há 25 anos, centenas de jovens cooperados estão assumindo a sucessão na propriedade rural e, também, na Coamo e na Credicoamo como conselheiros. Esses jovens são o futuro das duas cooperativas. É preciso que a Coamo e a Credicoamo estejam sempre novas e com visão de futuro. Por isso, todos os anos realizamos esse evento voltado para esse público. Os últimos, foram no formato virtual, uma alternativa muito eficaz para que não perdêssemos o foco da atualização dos cooperados”, afirma.

JOVENS QUE FAZEM HISTÓRIA

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena, já dizia Fernando Pessoa. Certamente no cooperativismo, essa frase do poeta se aplica à realidade de milhares de pessoas. Afinal de contas, é um movimento unido e transformador de realidades. Na Coamo, por meio do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, essa premissa também mudou vidas.

Os jovens são uma nova geração que trabalha de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Por isso, no evento, foi veiculado um filme que mostra um pouco do programa, da evolução e da transformação que ocorreu em duas de muitas famílias participantes desse programa de educação e formação cooperativista.

Edvino Lengert, da 3ª turma, e seu filho Gian Carlos Mariussi Lengert, da 25ª turma, Bragantina (Oeste do Paraná), em depoimento ao vídeo, lembram que tudo começou quando a família saiu de Marechal Cândido Rondon (PR) com o intuito de crescer. “Fomos nos associando e somos em nove cooperados na família. Nós não tínhamos nada e não sabíamos nada. Foi quando vimos que estávamos atrasados. Depois da Coamo foi uma revolução grande. E no curso mais ainda, cada dia de Jovens Líderes foi um avanço.”

De Juranda (Centro-Oeste do Paraná), Antonio Pazzinatto Demeneck, da 1ª turma e o seu filho Nathã Fernandes Demeneck, da 23ª turma, contam a sua história. “Chegamos em 1973 e começamos a plantar soja. Têm três gerações em cima dessa terra e a Coamo foi muito importante para nosso crescimento. Durante o curso aprendemos muito, começando pela organização de uma sede”, diz.

Edvino Lengert e Gian Carlos Mariussi Lengert Antonio Pazzinatto Demeneck e Nathã Fernandes Demeneck

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.