A primeira edição da revistinha Coamo Kids divertiu a galerinha. Tanto que a família cooperada pediu, e está circulando a segunda edição. Preocupada com a educação da meninada, a Coamo iniciou em fevereiro um trabalho para auxiliar nesse processo. As escolas têm um desafio que é a implantação e continuidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seus currículos e, com a revistinha Coamo Kids, é possível a família contribuir e ainda se divertir. Afinal, aprender brincando é muito mais divertido.
A equipe que desenvolveu a revistinha trabalha inspirada nas metodologias ativas que tem como foco principal colocar a meninada (os estudantes) como protagonistas de suas experiências e aprendizados. A edição 2 da revistinha, foi inspirada na metodologia ativa Aprendizagem Maker, que estimula as crianças colocarem a ‘mão na massa’, instigando o ‘faça você mesmo’.
Confira então algumas dicas para que as famílias possam aproveitar a revistinha e suas atividades. Vamos?
Fazer um bate-papo sobre os princípios do cooperativismo, trabalhados neste número, auxilia no entendimento de competências socioemocionais: empatia e cooperação, cidadania, projeto de vida, argumentação etc. Debater o protagonismo, autocuidado e gestão do tempo com a dica do Pirata de separar tempo para estudar e descansar.
É possível explorar muita coisa com as atividades e, tudo isso, de forma lúdica e descontraída. Cozinhar, por exemplo, é muito gostoso, mas o objetivo é usar esta delícia para agregar aprendizados. A aprendizagem Maker é assim, o aprendizado está no processo. Até quando a prato sai errado há um grande aprendizado.
Garanta o exemplar da segunda edição na unidade da Coamo mais próxima e incentive a meninada a compartilhar suas experiências no Instagram da Coamo @coamocooperativa.
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.