Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 515 | Julho de 2021 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

PROGRESSO NO CAMPO

Na propriedade de Katsuhiro Yasugi, de Palmital (PR), o cooperativismo e a parceria com a Coamo melhoraram o sistema e a produtividade na lavoura

O sistema cooperativista já transformou a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro. Na propriedade de Katsuhiro Yasugi, de Palmital (no Paraná), o cooperativismo e a parceria com a Coamo melhorou em grande escala a produtividade na lavoura.

Descendente de japoneses, Katsuhiro conta que para conseguir comprar as terras que possui, teve de ir embora do país. “Eu e meus irmãos fomos para o Japão para tentar ganhar a vida. Não sabíamos o idioma de lá, e por isso, sofremos bastante. Trabalhamos muito e, com muita dificuldade, conseguimos voltar e comprar essas terras e estamos até hoje na luta. Mas tudo valeu a pena”.

O bom relacionamento entre cooperado e cooperativa vem desde 1988. De tão boa parceria, o encontro de campo, que a Coamo realiza, é feito na propriedade de Katsuhiro. São implantadas parcelas de culturas, junto a parceiros da cooperativa, e são apresentadas aos cooperados nos dias de campo de inverno e verão.

Nas terras férteis, que antes eram utilizadas apenas para a cultura do milho, hoje existe a rotação de culturas. De acordo com o cooperado, há cerca de 15 anos a Coamo o incentivou a plantar soja. Mesmo com dúvidas a respeito do grão e da produtividade, plantou, e colheu bons resultados, aplicando até hoje esse sistema.

O engenheiro agrônomo da unidade da Coamo em Palmital, Leandro Rosa, lembra que Katsuhiro segue as orientações à risca e aplica a tecnologia no campo. “Esse bom relacionamento do cooperado com a equipe da Coamo, dando abertura à assistência técnica e seguindo as orientações corretamente, resulta numa produção acima da média da região”, ressalta.

Hoje a propriedade de Katsuhiro é referência na região. Em relação a produtividade, a lavoura sempre está acima da média. “Até a última safra, não baixamos de 150 sacas, mesmo com adversidades”, comemora o cooperado.

Pedro dos Santos e Leandro dos Santos Rosa em atendimento ao cooperado
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.