Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 528 | Setembro de 2022 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO

A importância do trigo na cadeia produtiva

"A Coamo tem uma grande participação na produção deste cereal no mercado brasileiro. A cooperativa é uma das responsáveis pela modificação na qualidade do trigo paranaense."

AIRTON GALINARI

Presidente Executivo da Coamo

A cigarrinha surpreendeu negativamente várias regiões. Mesmo assim a Coamo alcançou este ano o maior recebimento de milho segunda safra da história. A nossa área técnica já havia previsto e anunciado aos cooperados da ocorrência e problemas causados pela cigarrinha. Estamos trabalhando junto com nossos parceiros para apresentar materiais mais tolerantes e resistentes.

A colheita de trigo iniciou e em algumas regiões as chuvas foram prolongadas no mês de setembro. A previsão é de boa produção e rentabilidade nesta cultura, que é muito importante para a Coamo e o Brasil, além de ser excelente alternativa no sistema de rotação de culturas. Se a estimativa for confirmada, teremos também no trigo um novo recorde de recebimento nos 52 anos da cooperativa.

O trabalho dentro da cadeia produtiva do trigo começa bem antes do plantio e chegada até a mesa do consumidor. A Coamo tem uma participação grande na produção deste cereal no mercado brasileiro. A cooperativa é uma das responsáveis pela modificação na qualidade do trigo paranaense e isso motivou obtentores, grandes pesquisadores e empresas de pesquisa para desenvolver um trigo com melhor panificação. Esse trabalho logrou êxito, apresentou bons resultados e o trigo paranaense é reconhecido como de qualidade internacional, com grande aceitação no mercado.

Destacamos a performance das nossas áreas Técnica e Comercial, e dos nossos cooperados, que recebem apoio fundamental da assistência técnica para produzir trigo de qualidade. Por sua vez, o trabalho profissional desenvolvido na Fazenda Experimental Coamo é relevante para demonstrar o potencial das novas variedades e as tendências que estarão à disposição dos cooperados nos próximos anos, cuja previsão aponta para o crescimento de área e produção.

Estamos otimistas com a safra 2022/2023 de milho e soja. Os insumos estão sendo retirados nos nossos armazéns e a cenário no campo é de máquinas semeando um novo plantio e temos certeza de que os produtores farão novamente o básico bem-feito.

Os números preliminares indicam uma safra brasileira com 150 milhões de toneladas, maior da história do país. Então, é o momento da agricultura brasileira e dos nossos cooperados. Eles começam a plantar uma safra com o uso de tecnologias modernas e expectativa de clima regular e bons preços.

Neste mês, estivemos em São Paulo, no evento do Valor 1000, para receber em nome de todos os cooperados e funcionários, clientes, fornecedores e parceiros, a premiação da Coamo como a campeã do agronegócio brasileiro em 2021. É um reconhecimento da sociedade nacional pelo trabalho e administração, participação expressiva dos cooperados e trabalho dos funcionários, que nos motiva continuar a nossa missão para gerar renda com desenvolvimento sustentável do agronegócio e ser a melhor realização profissional aos funcionários, produtos aos clientes e negócios aos parceiros.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.