|
José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, Marcos Vinícios Garbiate, coordenador de suporte Técnico da Fazenda Experimental, e Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo |
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, visitou a Coamo no dia 05 de setembro. Pela manhã ele esteve na Fazenda Experimental e a tarde se reuniu com a diretoria da cooperativa. Ele ressaltou que a estação de pesquisa faz toda a diferença para o cooperado. “São mais de 45 anos desse trabalho, de um planejamento estratégico da Coamo e uma preocupação com o respaldo técnico ao cooperado. É um diferencial”, afirma.
A Fazenda Experimental conta com centenas de experimentos. Ricken passou por alguns como, por exemplo, de cultivares de trigo, museu do solo e rotação de culturas, o segundo ensaio mais antigo do Brasil. “Graças a tanta pesquisa, o trigo brasileiro está alcançando o mercado internacional”, ressalta o presidente da Ocepar.
Ricken é engenheiro agrônomo e já trabalhou em campo prestando assistência técnica. Ele enfatiza que é preciso estudar e pesquisar sempre. "O homem do campo precisa se manter atualizado. Antigamente parecia que as pessoas tinham melhor condição de vida na cidade e hoje não faz mais sentido isso, porque a tecnologia está no campo em condições ainda melhores do que na cidade. Então, no campo é possível ser um profissional renomado e obter renda até maior do que em uma atividade urbana.”
Para Ricken, em meio a tamanha evolução tecnológica, o produtor rural cooperado sai na frente. “Esse é o grande diferencial de um sistema cooperativo. O produtor vê na prática o que lhe garantirá uma melhor performance. O resultado disso é visível, no aumento de produtividade com qualidade a cada ano. Isso vai gerar mais renda para ele, permitindo que permaneça na atividade. O agricultor precisa ser realmente um empresário e pesquisador para se manter competitivo.”
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.