Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 528 | Setembro de 2022 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO

Caminhos da profissão

Coamo apoia o curso com o mix de produtos da sua linha alimentícia

A parceria entre a Coamo e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai) para a realização do curso de auxiliar de panificação por meio do programa Caminhos da Profissão voltou. A Coamo apoia o curso com o mix de produtos da sua linha alimentícia. O objetivo é que pessoas da comunidade que ainda não têm uma formação iniciem profissionalmente. Sem custo algum para os alunos e com duração de 160 horas, as aulas abordam a teoria e prática, com a utilização dos alimentos produzidos pela cooperativa, como farinha de trigo, margarina, gordura vegetal e óleo de soja.

O curso iniciou em 2015, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), e expandido para outros municípios. Ao todo são 15 cidades atendidas no Paraná e mais de 600 profissionais formados. É um curso para todas as idades, tanto que Eduardo Antunes Barco, de 16 anos está participando. “Eu quero futuramente cursar gastronomia e esse curso abrirá portas para o meu futuro profissional. Antes, meu contato com a culinária era só em casa e agora estou expandindo meu conhecimento e percepção sobre a profissão.”

Ele acrescenta que pretende começar a trabalhar no próximo ano para ter sua própria renda. Eduardo também sonha alto e diz que seu objetivo é ser cozinheiro viajando o mundo. “Uma vez vi um documentário de um cozinheiro que trabalhava em navios e cozinhava para as pessoas que estavam viajando. Achei muito legal e pensei que queria aquilo para mim.”

Outra participante é Solange Regel. Ao contrário de Eduardo, ela já tem oito anos de experiência na profissão, mas decidiu participar para se aperfeiçoar. Uma meta que ela está alcançando. “Esse curso é mais específico, abrange mais receitas e outros detalhes da culinária. A professora também é muito boa e percebo que a satisfação é geral na turma.”

Solange diz que já compra os produtos da Coamo e que utilizá-los no curso, enriqueceu ainda mais o aprendizado. “São produtos muito bons, que garantem a padronização e qualidade do alimento que estou fazendo”, afirma.

A nutricionista e instrutora do Senai, Rebeca Fagundes dos Santos, é professora desde a primeira turma. Para ela o curso abre portas. “Tenho alunos que já trabalham em panificadoras, vendem pão na feira e fazem em casa para vender.”

Rebeca destaca ainda a importância de utilizar os produtos da Coamo no curso. “É uma forma de valorizar o que é produzido em nossa cidade, e indiretamente, quem o produz. Além de ter uma ótima qualidade", reforça.

O conhecimento adquirido é teórico e prático. O aprendizado vai além da culinária. “Eles aprendem sobre manipulação de alimentos, a vestimenta de um panificador, como agir dentro de uma cozinha, aspectos relacionados a higiene, uso correto dos instrumentos de trabalho. Aprendem também sobre o mercado de trabalho, como funciona o dia a dia, como devem ser calculados os custos de produção”, revela a instrutora do Senai.

Conhecimento adquirido no curso é teórico e prático

Objetivo é que pessoas da comunidade que ainda não têm uma formação iniciem profissionalmente
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.