Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 539 | Setembro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

SAFRA DE VERÃO

Boa expectativa com a nova safra de verão

Irmãos Bertilo e Vilson Barbian acompanham o plantio com o engenheiro agrônomo Everson Bilibio Bonfada, em Nova Santa Rosa (PR)

Com a abertura do período de plantio para a nova safra de verão, os cooperados da Coamo estão colocando as máquinas no campo. A previsão é que os produtores paranaenses plantem um total de 5,8 milhões de hectares. No Mato Grosso do Sul, a área de cultivo deve somar 4,2 milhões de hectares, e em Santa Catarina, um total de 789 mil hectares de oleaginosas. 

Em Nova Santa Rosa (Oeste do Paraná), o trabalho começou ainda na primeira quinzena de setembro. Os irmãos Bertilo e Vilson Barbian comentam que o planejamento foi realizado cerca de três meses atrás, com a aquisição dos insumos durante o plano safra da Coamo. “Com os insumos garantidos, foram executados todo o manejo do solo para garantir o desenvolvimento ideal da safra”, destaca Bertilo. 

Segundo o cooperado, a expectativa para a safra é bastante otimista, e estão prontos para mais uma safra. Eles estão atentos às condições climáticas para que tudo ocorra da melhor forma possível nos 70 alqueires cultivados com soja nesta safra. “As condições climáticas têm sido favoráveis para o início do plantio. Estamos confiando que será mais uma boa safra”, diz. 

O engenheiro-agrônomo Everson Bilibio Bonfada, da Coamo em Nova Santa Rosa, enfatiza a importância da fase de implantação da soja. Ele orienta os cooperados a realizarem o trabalho de maneira correta, efetuando o plantio com o solo em boas condições de umidade e seguindo as recomendações técnicas para um desenvolvimento bem-sucedido da safra. “Algumas dicas são respeitar a velocidade de semeadura, a profundidade adequada e o uso de sementes de qualidade.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.