Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 539 | Setembro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

DESENVOLVIMENTO

Coamo forma 27ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Curso garante a continuidade dos cooperados na atividade e na cooperativa

Curso é realizado desde 1998, reconhecido como o melhor de formação cooperativista e já formou cooperados em toda a área de ação da cooperativa

A Coamo realizou na noite do dia 22 de agosto, no anfiteatro da cooperativa em Campo Mourão (PR), a formatura da 27ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas, promovido em parceria com o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop/PR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Familiares e toda a diretoria da Coamo e da Credicoamo prestigiaram o evento. 

Neste ano, participam do programa 50 cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Inclusive, filhos de participantes das primeiras turmas, o que representa a continuidade das propriedades e da cooperativa. O curso é realizado desde 1998, reconhecido como o melhor de formação cooperativista e já formou cooperados em toda a área de ação da cooperativa. 

De acordo com o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, o objetivo é capacitar os cooperados para que possam entender todo o processo que envolve uma cooperativa e ajudá-los na tomada de decisões dentro da propriedade. “O curso visa perpetuar os cooperados em sua atividade e fazer com que eles estejam preparados para a gestão na cooperativa.” 

A formanda e oradora da turma, Crislaine Piotrowski Rickli, de Reserva, no Centro-Norte do Paraná encerra o curso com o sentimento de gratidão. “Me sinto grata à Coamo por ter essa visão sobre educação cooperativista e cumprir esse princípio de incentivo a formação. É muito gratifi cante, termos essa visão de como nossa cooperativa funciona.” 

As Irmãs, Pietra Peracchia Nogueira Carbonari e Paola Peracchia Nogueira, cooperadas em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, tiveram uma experiência ímpar, pois participaram do curso juntas. “Essa formação agregou muito conhecimento, principalmente sobre cooperativismo, uma área que eu não dominava. Mais do que nunca me sinto pertencente à cooperativa e isso foi o mais importante para mim. Sem contar que tivemos professores excelentes, que abordaram diversos temas e participantes de diversos debates muito construtivos. Independente do tamanho da propriedade podemos adequar tudo que foi aprendido”, afirma Pietra. 

Para Paola conhecer e se aprofundar mais sobre o que é a Coamo foi outro aspecto positivo. “Tudo que conhecemos e os locais que visitamos reforçaram em nós a certeza da seriedade do trabalho que é realizado na Coamo. Tudo foi repassado com muita transparência. Foi um marco em minha vida e, sem dúvidas, saio desse curso muito mais preparada”, enfatiza. 

Outro participante foi Jonas Otávio Romani de São Domingos, Santa Catarina. Ele tem o sentimento de conquista após a formatura. “Estivemos nesse período junto dessa equipe maravilhosa da Coamo, um time sério que fez toda a diferença em nossas vidas. Aprendemos muito, mas o que mais me chamou atenção foi o tema da sucessão familiar e da administração da propriedade. Agradeço poder viver essa oportunidade.” 

Entusiasta da formação cooperativista, José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, destaca as fi - nalidades do curso. “A primeira é a preparação para assumir as propriedades rurais. Já temos famílias na terceira geração de participantes nesse curso. A segunda envolve a administração da Coamo e Credicoamo, incluindo esses cooperados nos conselhos e comitês educativos. Temos integrantes do curso assumindo posições de responsabilidade nos conselhos de Administração e Fiscal.”

Crislaine Piotrowski Rickli, de Reserva (PR)

Pietra e Paola Peracchia Nogueira, irmãs cooperadas em Maracaju (SC)

Jonas Otávio Romani de São Domingos (SC)

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.