O tema “Segurança na propriedade rural” foi cuidadosamente escolhido para que as participantes lembrassem da importância da segurança preventiva e da exposição de dados pessoais. Para Rosana, o tema abordado teve uma perspectiva de cidadania associada à segurança pública, tratando de diversos crimes, dentre eles os patrimoniais que acontecem nas propriedades rurais. “A palestra teve o intuito de alertar que a violência, que até então estava concentrada nas áreas urbanas, também ocorre na área rural. A mulher, enquanto protagonista desse sistema, pode fazer a diferença, seja na vida dela, na vida da família, na defesa da propriedade e da comunidade. Então, o tema levou essas mulheres a uma refl exão sobre esse contexto em que elas estão inseridas”, conclui.
Quando se fala em motivação, a influenciadora digital Mari Bernini deu um verdadeiro show e tornou a tarde mais dinâmica e divertida, fazendo a mulherada se soltar. De acordo com ela, a oportunidade foi incrível e muito aproveitada pelas participantes. “Poucas vezes na nossa vida, principalmente depois do casamento, temos oportunidades como essa, de sair para se divertir, para falar sobre a vida real, sobre o casamento, sobre os fi lhos, de uma forma bem-humorada. É excelente que a Coamo consiga atingir tantas mulheres assim.”
A esposa de cooperado, Marlene Lodi, de São Domingos, participa todos os anos dos encontros das mulheres cooperativistas e elogiou as palestras “É muito bom porque a gente tem oportunidade de ter mais conhecimento. As palestras foram incríveis e os temas muito relevantes para o momento. A gente percebe que sempre tem o que aprender.”
|