Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 447 | Maio de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Trajetória de Sucesso

LIVRO DESTACA HISTÓRIA DA COAMO ENTRE AS GRANDES MARCAS DO PARANÁ

A história da Coamo abre uma série de 12 relatos das grandes marcas empresariais do Paraná, resumidas no livro: The Mind of The Tops - a mente dos tops – e que foi lançado, em Curitiba, na noite de 20 de maio. Com 189 páginas, fazem parte desta publicação, além da Coamo, a Copel, Drogarias Nissei, Famiglia Zanlorenzi, GRPCom, Boticário, Thá, New Holland, Petrobrás, PUC/PR, Renault e Spaipa.

A partir de entrevistas com presidentes, herdeiros, gestores e funcionários, a obra traz cases de sucesso que vão desde empresas de origem imigrante até cooperativas, e multinacionais que se identificaram com o Paraná. A escolha considerou a recorrência das empresas no ranking Top of Mind Paraná, levantamento anual da Revista Amanhã que revela as marcas mais lembradas pelo público.

Presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini participou em Curitiba do evento, ao lado de empresários que também tiveram a história retratada no livro

CULTURA E A IMAGEM DA MARCA, DESTAQUES NA HISTÓRIA DA COAMO

Na obra “The Mind of the Tops – A trajetória e a construção das grandes marcas do Paraná” lançada pelo Instituto Amanhã, com o título “A vida de uma organização exemplar”, a Coamo está inserida entre as doze empresas destaques no Paraná. Ao final da reportagem sobre a cooperativa, uma equipe de professores da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)  elaborou uma análise e perfil da trajetória da Coamo, a qual apresentamos abaixo.

APRENDIZADO

“A Coamo é uma cooperativa agrícola que oferece inspiração para muitas outras – seja pelo modelo de gestão ou pela presença e inovação na região onde está sediada. Com 45 anos de história e organização e crescimento impecáveis, ela traz ensinamentos e convites à reflexão sobre a gestão da marca e do marketing de cooperativas.

A Cultura e Imagem de Marca são elementos de destaque na estrutura organizacional da Coamo. Desde o princípio, a clareza sobre os valores que deveriam nortear as atividades da cooperativa era admirável. Transparência em todas as transações comerciais, estrutura enxuta e treinamento de pessoal para alinhar e fortalecer os valores da cooperativa são marcas da sua cultura. Portanto, as bases que definem a cultura organizacional foram repassadas fielmente para a gestão da marca.  A imagem de cooperativa séria e comprometida é parte essencial do DNA da Coamo. A clareza do negócio e de como a marca representa os valores em todos os canais de comunicação reflete a cultura e a imagem da marca.

A Coamo é conhecida por sua relevância regional. Além dos cooperados, os moradores da região de Campo Mourão afirmam que a existência desta cooperativa foi um marco “antes e depois”. Aliás, região esta que foi ampliada para outros municípios conforme a cooperativa crescia. Nesse contexto, foi elaborado o conceito de Marcas que Servem. Servem não apenas ao desenvolvimento local, mas para o aprimoramento dos serviços prestados. A Coamo desenvolveu várias técnicas de comunicação ao longo dos anos para facilitar a comunicação aos cooperados e ser útil no processo de desenvolvimento do mesmo.

Outro item de destaque para a cooperativa é a capacidade de Diversificação e equilíbrio do mix de produtos. Tendo em vista os desafios da monocultura da soja, a visão de desenvolvimento esteve pautada na diversificação. As tentativas de ampliação passaram por suinocultura, cafeicultura, silvicultura e pecuária. As possíveis potencialidades da região principal e regiões foco foram exploradas. A alternativa mais interessante e viável foi a pecuária de corte em pastagens formadas nas entressafras de grãos e a pecuária leiteira, que se tornou fonte segura de renda para os pequenos proprietários. Esta foi uma forma estratégica de diversificar aproveitando os recursos dos cooperados.

Outro destaque é a capacidade de gerenciar questões delicadas como Fusão e Gestão de Marca. A Coamo já absorveu de forma integral ou parcial sete cooperativas de áreas vizinhas até hoje. Mesmo com o aumento de cooperados, a cultura organizacional foi administrada com grande maestria nos processos de fusão. Além disto, a gestão da marca, decorrente das fusões também foi impecável. A marca Coamo, bem como seus valores e imagem foram mantidos e reforçados ao longo da consolidação das fusões.”

A Coamo é conhecida por sua relevância regional. Além dos cooperados, os moradores da região de Campo Mourão afirmam que a existência desta cooperativa foi um marco “antes e depois”.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.