Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 447 | Maio de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Crédito Rural

CUSTEIO COM TAXAS DA SAFRA PASSADA

COOPERADO DA CREDICOAMO QUE ADIANTAR A CONTRATAÇÃO DO CUSTEIO DE INVERNO E VERÃO TERÁ MAIS VANTAGENS

Quem se antecipa sempre sai na frente. Tanto é verdade essa frase que a Credicoamo está garantindo aos cooperados o custeio da safra de verão 2015/2016 com taxas de juros do ano safra atual. Além do custeio de inverno, também com taxas normais. Uma oportunidade única que o cooperado tem de garantir o custeio e economizar.

Segundo o presidente da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, para o financiamento de custeio das lavouras de inverno, ainda existem recursos disponíveis com taxas de juros normais, que o cooperado pode aproveitar até o início de junho. Quanto ao custeio de verão, alguns produtores podem se antecipar e garantir as taxas de juros do ano de 2014. “O agricultor médio (Pronamp) e os demais já podem contratar em custeio definitivo para a lavoura 2015/16, com opção de seguro agrícola, pois temos recursos para antecipação do financiamento”, afirma Gallassini.

O presidente explica, porém, que os associados optantes pelo Pronaf não conseguem antecipar, pois a proteção que eles têm é o Proagro Mais, e só pode ser contratado no ano safra novo que começa no dia 1º de julho. “Esse cooperado num primeiro momento não pode antecipar. Mas, ele entrará num segundo momento também em contratações normais, com recursos normais de crédito rural, sem problema também”, esclarece.

O momento é do produtor rural procurar a assistência técnica da Coamo e, por consequência, uma agência da Credicoamo, que estão preparadas para atendê-los e orientá-los. “Há uma tendência muito forte do ano safra 2015/16, chegar com uma taxa de juros nova, que nós não sabemos ainda em que níveis serão. Mas, o que temos certeza e temos visto em todos noticiários é que existe já uma manifestação muito forte de uma alta de juros por parte do governo federal”, alerta.

De acordo com ele, nessa antecipação à juros da safra 2014/2015, cooperados da categoria Pronamp contratarão com juros de 5,5% ao ano e demais produtores com taxa de 6,5% ao ano. “Isso faz com que num ano de iminente alteração no custo de produção, este não seja um fato inibidor do cooperado aplicar recursos em tecnologia.”

Ele ainda enfatiza que contratando o custeio nestas condições a regra se mantém para o seguro agrícola. “Estamos em negociação com as seguradoras para obter aporte de recurso com subvenção do Governo Federal para que façamos um bom seguro agrícola atrelado ao financiamento.”

O presidente também destaca as vantagens de trabalhar com a Credicoamo e a Coamo. “O departamento técnico da Coamo está preparado para juntar os documentos, fazer a análise de solos, produção e médias dos últimos anos. Esse histórico está dentro de casa, o que facilita. A Coamo fornece a assistência técnica e a Credicoamo a assistência financeira, no momento exato para o agricultor.”

“A partir do momento que o cooperado antecipa o custeio e garante uma taxa de juros dentro de uma condição em que é possível se plantar com pouca alteração de custo, e a proteção também será nas mesmas condições.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.