Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 458 | Maio de 2016 | Campo Mourão - Paraná

EMPREENDEDORISMO RURAL

COAMO INICIA 20ª TURMA DO PROGRAMA DE JOVENS LÍDERES COOPERATIVISTAS

Turma mista com jovens de várias unidades do Paraná e Santa Catarina

Começou no dia 27 de abril, a 20ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas com a participação de 45 jovens cooperados com idade entre 18 e 40 anos, representando mais de 25 entrepostos e regiões do Paraná e Santa Catarina. O evento está sendo realizado na administração central, em Campo Mourão.  

Gallassini fez a palestra inaugural do programa com o tema “Coamo: quem somos e onde queremos chegar!”

O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas é uma realização da Coamo com apoio do Sescoop/PR e acontece desde 1998.  Até a 19ª realizada em 2015, já foram treinados mais de 800 jovens cooperados representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. E como novidade do programa, a turma de 2015 contou com a participação de cooperados e cooperadas. Sendo que neste ano, novamente há uma turma mista com oito cooperadas. 

Com decisões pensadas e viabilizadas, os jovens são os grandes responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional. Na gestão dos negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria com os pais, trabalham de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Com os pés no chão e a mente no futuro, buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do empreendimento.

Os trabalhos são desenvolvidos em quatro módulos, de abril a julho. Na sequência, o quinto módulo na segunda quinzena de agosto programa uma viagem técnica/ cultural por várias regiões e unidades da Coamo, no Oeste e Sudoeste do Paraná, e também na indústria e terminal portuário da Coamo em Paranaguá. No sexto encontro será a formatura da turma.

Jovens líderes em exercício sobre planejamento, gestão e administração rural Cooperados Altair Tamanho Júnior e Eliane Croceta com o professor Juacir Wincheski

INVESTIR NO FUTURO

A Coamo tem direcionado o seu trabalho, em parceria com a Ocepar e o Sescoop na formação de lideranças. O propósito é promover o desenvolvimento, cada vez maior, do quadro social e a sua qualificação com ampliação de conhecimento e visão global do ambiente produtivo e social. “O principal objetivo é desenvolver o potencial criativo e o conhecimento dos cooperados, em várias dimensões, para que reconheçam em si os seus verdadeiros potenciais. Este programa da Coamo vendo sendo bem sucedido há 19 anos e apresentando resultados positivos. É um investimento voltado para a formação do ser humano, para o presente e o futuro, não somente na parte econômica, mas também social, cultural e na formação de uma família cooperativista cada vez mais atuante e comprometida com a sociedade, assegura o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Para o cooperado Altair Tamanho Júnior, de São Domingos (Oeste de Santa Catarina), participar do curso é a oportunidade de adquirir novas experiências. “É um trabalho de integração que ajuda em todos os sentidos, seja pessoal ou profissional. Acredito que sofreremos uma grande mudança e sairemos mais preparados, pois estamos tendo uma outra visão da cooperativa e de como lidar com a atividade agrícola”, destaca. 

Eliane Croceta, de Ivaiporã (Centro-Norte do Paraná), conta que levará toda a experiência para dentro da atividade que desenvolve em parceria com a família. “Estou bem mais interessada em conhecer tudo sobre a Coamo. Sou cooperada há pouco tempo e quero me integrar cada vez mais. Todo conhecimento adquirido neste curso será utilizado para melhorar o nosso trabalho.”

No painel visão global da Coamo, os superintendentes Antonio Sérgio Gabriel (Administrativo) e José Varago (Técnico) apresentaram a missão e atribuição em benefício dos associados

MÓDULOS 

  • No primeiro módulo, o objetivo é a identificação do cooperado e sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, com visão do cooperativismo e das atividades praticadas pela Coamo, além de cada jovem traçar estratégias e metas para o futuro.
  • O segundo, trata da questão do planejamento, gestão e administração rural. 
  • O terceiro módulo destaca a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão. 
  • No último e quarto módulo, o propósito é o desenvolvimento da liderança, em busca de um futuro promissor. Os módulos regulares e a viagem totalizam carga horária de mais de 100 horas de aula/curso.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.