Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 459 | Junho de 2016 | Campo Mourão - Paraná

MULHER ATUAL

DEZ SEMANAS QUE MUDAM A VIDA

Participantes em Tupãssi (Oeste do Paraná)

Não dá nem para pensar duas vezes. Quando o convite para participar do curso Mulher Atual bater na sua porta, saiba que será uma oportunidade de mudança de vida pessoal e social. Os inúmeros depoimentos das participantes comprovam essa afirmação ao longo dos dois últimos anos em várias comunidades por meio de mulheres do campo e atuais que estão tendo a chance de traçar uma nova história para si e suas famílias. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/PR, a Coamo tem realizado o curso para centenas de cooperadas, esposas e filhas de cooperados em sua área de ação. Neste mês de junho foi a vez de Tupãssi (Oeste do Paraná) sediar o evento. As formandas ressaltam o valor da cooperação e a qualidade do Mulher Atual como instrumento de transformação em suas vidas, com aprendizagem sobre diversos temas, entre eles auto-conhecimento, autoestima, além de aspectos sociais e profissionais, e reflexos positivos para suas vidas. 

Sonia Aparecida Sartori de Bortoli , Maria José Andreassi Zuliguer e  Zoleide Speck Gotardi

Sonia Aparecida Sartori de Bortoli diz que o Mulher Atual fez com que ela tivesse uma visão mais ampla das coisas e a melhorar a distribuição do seu tempo e atividades. “Antes ficava focada somente no trabalho e não valorizava outras coisas importantes como deveria, família, pessoas e passei a tomar mais cuidado, observar mais e ocupar melhor o meu tempo”, comenta.  

Ela decidiu apenas na véspera participar no curso em Tupãssi e diz que valeu a pena estar no grupo. “Foi mais amplo do que eu imaginava, minha família percebeu e disse que eu mudei, isso é muito bom, pois às vezes a gente não percebe que está mudando. Este curso foi um divisor de águas em minha vida.” 

Este sentimento de mudança também é compartilhado por Zoleide Speck Gotardi que está radiante com os ensinamentos e a valorização das mulheres por parte da Coamo. “Tudo mudou, minha vida não é mais a mesma, ficou muito melhor. Minha filha já tinha feito esse curso e minhas duas irmãs também em outra região. Vi o jeito delas, que mudaram bastante, então resolvi fazer e também gostei muito. Sou outra pessoa, bem melhor no relacionamento, na família, na comunidade, percebi que sou capaz e tenho capacidade e talento para avançar mais nas minhas tarefas”, diz a participante. 

A instrutora do Senar/PR, Maria José Andreassi Zuliguer, com experiência em cursos do Senar e outros, ressalta o impacto positivo que o evento tem gerado às participantes. Segundo ela a mudança é exterior e interior.  “O Mulher Atual é a menina dos olhos do Senar, possibilita o despertar de uma nova consciência e postura frente aos desafios pessoais, profissionais e nos aspectos de liderança, cooperação e empreendedorismo.”

A conclusão é de que a parada das mulheres por dez semanas tem propiciado o conhecimento sobre diversos temas de interesse delas e a aprendizagem mediante técnicas vivenciais que ajudam a valorizar e potencializar a capacidade das mulheres.

Mulheres participaram da tarde de beleza, um dos módulos do programa

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.