Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 482 | Julho de 2018 | Campo Mourão - Paraná

TECNOLOGIA

Cooperados conhecem processo de produção das Sementes Coamo na UBS de Furnas

Coamo oferece sementes de qualidade e com boa produtividade aos cooperados

Estrutura

A Coamo mantém 13 Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, sendo credenciadas junto ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). A cooperativa possui também credenciamento como produtora e certificadora da própria produção, onde cada UBS possui um rigoroso sistema de gestão de qualidade, permitindo assim a rastreabilidade das sementes desde a implantação dos campos de multiplicação até a comercialização.

A cooperativa possui seu próprio Laboratório de Análise de Sementes, credenciado junto ao Mapa, seguindo as normas da ABNT ISO/ IEC 17:025, onde são realizadas análises para o controle interno de qualidade, subsidiando a tomada de decisão na área da produção, utilizando diversos métodos de análises, como teste de tetrazólio, peroxidase, hipocótilo, transgenia entre outros, bem como os testes para controle de qualidade como pureza, verificação de outras cultivares, germinação e peso de 1.000 sementes, onde são gerados os documentos que habilitam as sementes para a comercialização.

Entre os dias 19 e 21 de junho, a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) de Furnas, em Manoel Ribas (Centro-Norte do Paraná), abriu as portas para uma visita de cooperados de várias regiões do Paraná. O objetivo foi mostrar todo o processo que envolve a produção de sementes da Coamo, desde a chegada do grão até o produto final entregue aos associados. Participaram do evento cooperados de Tupãssi, Vila Nova, Bragantina, Brasilândia do Sul, Juranda, Guarapuava, Engenheiro Beltrão, Marilândia do Sul, Faxinal e Cruzmaltina, somando mais de 170 pessoas. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Alexandre Bianchi, coordenador de Fornecimento de Insumos Agrícolas da Coamo, os cooperados das 11 unidades de diferentes regiões do Paraná puderam conhecer de perto todos os processos que dão segurança e qualidade para as sementes Coamo. “Eles conheceram todo o funcionamento de uma UBS, desde a classificação das sementes, como é realizada a escolha de campos para a produção e toda a tecnologia empregada para o armazenamento e tratamento das sementes. Uma novidade implantada nos últimos meses é o resfriamento dinâmico das sementes, que proporciona mais qualidade para o produto.”

Paulo Guido Schneider, cooperado em Vila Nova, na região de Toledo (Oeste do Paraná), observa que foi um dia produtivo e de muito conhecimento Gilberto Pasqualatto, de Bragantina (PR), ressalta a importância de conhecer a UBS e como é realizado o processo de produção de sementes

O cooperado Gilberto Pasqualato, de Bragantina (Oeste do Paraná), ressalta a importância de conhecer a UBS e como é realizado o processo de produção de sementes. “É uma unidade bastante moderna e com rígido controle de qualidade e muita seriedade nas sementes que são embaladas para nós. A gente vê o grão já pronto para plantar, mas não sabemos tudo que está por trás. Há muita tecnologia empregada que garante toda a qualidade das sementes Coamo.”

Paulo Guido Schneider, cooperado em Vila Nova, na região de Toledo (Oeste do Paraná), observa que foi um dia produtivo e de muito conhecimento. “As sementes são produzidas com muita tecnologia e segurança. Fico satisfeito e tranquilo em continuar utilizando as sementes Coamo”, destaca.

Objetivo foi mostrar todo o processo que envolve a produção de sementes da Coamo, desde a chegada do grão até o produto final entregue aos associados
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.