Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 482 | Julho de 2018 | Campo Mourão - Paraná

MULHER ATUAL

Entrando em cena

Cristiane, Elaine, Marta e Marisa: agradecimento à Coamo pela oportunidade

As mulheres cooperativistas da Coamo continuam sendo transformadas. São mudanças no jeito de pensar e agir e, consequentemente, na qualidade da vida. O motivo é a participação delas no curso Mulher Atual, realizado pela Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso conta com quatro módulos que abordam: aspectos culturais, emocionais, socioambientais e profissionais. As turmas são de 20 a 25 participantes maiores de 18 anos com carga horária de 80h, sendo 8h semanais.

Recentemente, mais uma turma concluiu o Mulher Atual em Araruna (Centro-Oeste do Paraná). Durante o evento as participantes conhecem, debatem e aprendem sobre o despertar de uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamento mais adequado e proativo nas esferas humana, social e econômica.

Após a participação no curso, sempre em um dia específico e determinado em conjunto pelas alunas e professora, elas relatam com satisfação a evolução e as melhorias que tiveram. Marta Cristina de Lima Dias, por exemplo, contou que não imagina o que viria quando começou o curso. “Foi de fato um despertar, onde comecei a me conhecer melhor, e ver qual é o meu papel na minha família e no meu trabalho. A mulher hoje precisa ser atual, atualizada e parceira do marido.”

A comparação do antes e o depois do evento, demonstram mulheres transformadas e prontas para encarar o mundo com um outro olhar, como é o caso de Cristiane Serrano dos Santos. “Pensamos muito para sair de casa. Mas, quando me convidaram tive a certeza de que deveria participar, pois precisava me abrir para coisas novas, o que de fato eu consegui. Foi ótimo”, revela.

Quem também sente a transformação dentro de si é Marisa de Oliveira Zavadski. “O aprendizado foi grande. Adquiri muito conhecimento que inclusive foi bom para eu repassar à minha própria família. Voltou meu interesse por coisas que eu havia deixado de lado. Sem dúvidas, resgatar o meu ‘Eu’, onde eu me redescobri, deixando de lado obstáculos que eu mesma criava dentro de mim”, recorda a participante.

Participantes do curso Mulher Atual, em Araruna (PR)

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.