Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 482 | Julho de 2018 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre...PIMENTÃO

O pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de cálcio, fósforo e ferro. Possui poucas calorias. É um fruto originário do sul do México e América Central, pertencente à família das Solanáceas como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas. A planta tem alguma resistência ao frio, mas se desenvolve melhor entre 18 e 25 0 C.

  • Época de plantio: agosto a outubro nas regiões de inverno frio e o ano todo em regiões de clima quente.
  • Semeadura: em sementeiras, distribuindo as sementes em sulcos espaçados de 10 cm em 10 cm. Gastam-se 2 a 3 9 de sementes por metro quadrado. Cada grama contém 150 a 170 sementes.
  • Adubação: aplicam-se as seguintes quantidades por cova: 2 e de esterco de curral, 150 a 200 9 de superfosfato simples e 10 a 20 9 de cloreto de potássio. Os adubos minerais podem ser substituídos por 150 a 200 9 de NPK na fórmula 1-14-8.
  • Transplantio: é feito quando as mudas estão com 8 a 10 cm de altura, adotando-se o espaçamento de 80 cm entre linhas por 40 cm entre covas.
  • Irrigação: na sementeira, diariamente; no local definitivo, a cada 3 dias. Deve-se evitar o encharcamento.
  • Adubação em cobertura: deve ser feita a cada 20 ou 25 dias, aplicando-se 15 a 20 g de sulfato de amônio ou nitrocálcio por planta.
  • Estaqueamento e amarração: coloca-se uma estaca de 1 a 1,20 m ao lado de cada planta e amarra-se a planta à estaca.
  • Desbrota: retiram-se as brotações que aparecerem abaixo da bifurcação inferior da haste principal.
  • Colheita: os pimentões podem ser colhidos verdes ou maduros, cerca de 100 a 120 dias depois da semeadura.


COMO COMPRAR

O pimentão é uma planta de verão, atualmente produzido também no inverno com o uso de cultivo em estufa. Há três tipos básicos de pimentão quanto ao formato: quadrado, retangular e cônico. Com relação a coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, dependendo da variedade. Os pimentões roxo e creme formam a exceção deste padrão, pois apresentam esta cor desde o início de sua formação. Os frutos devem apresentar-se limpos, firmes e com casca brilhante, o que indica que estão frescos. Os frutos colhidos muito novos têm cor verde-pálida e murcham mais rapidamente. Deve-se dar preferência aos frutos cujos talos foram cortados rentes. Ao escolher os frutos deve-se manipulá-los com cuidado, sem apertá-los ou quebrá-los, para não danificar os que serão adquiridos por outros consumidores.



COMO CONSERVAR

Os frutos podem ser conservados em condição natural, em local fresco, por 2 a 4 dias. Em geladeira doméstica podem ser mantidos por mais de uma semana, quando embalados em sacos plásticos perfurados e colocados na parte inferior. O murchamento é acelerado quando os frutos são mantidos em condições naturais.



COMO CONSUMIR

Os frutos podem ser consumidos verdes ou maduros, crus em saladas, como condimento no preparo de molhos, assados ou cozidos na elaboração de diversos tipos de pratos. Quando consumido cozido é de digestão mais fácil do que quando cru. Os frutos maduros de algumas cultivares são utilizados para a produção de páprica (pimentão em pó). Quando o pimentão é consumido cru, é fundamental higienizá-lo bem antes do consumo para eliminar microorganismos que possam estar na casca e causar doenças. Após lavagem em água corrente, os frutos devem ser deixados de em solução sanitizante própria para hortaliças, na dosagem e tempo recomendados pelo fabricante.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.