|
Cooperativa é a 1ª empresa privada do Paraná e a 16ª entre as maiores do país com capital 100% nacional |
No ranking da revista Exame – Melhores e Maiores 2018, a Coamo Agroindustrial Cooperativa é a 46ª maior empresa do Brasil. Com sede em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná e entrepostos em 71 municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, a cooperativa é destaque no anuário da Exame, considerada uma das mais importantes publicações do país. A cooperativa é a 1ª empresa paranaense e a 16ª entre as maiores do país com capital 100% nacional.
Os números divulgados pelo anuário registram que as vendas líquidas da Coamo atingiram R$ 10,61 bilhões no exercício de 2017. O levantamento está circulando em todo o país e analisa o desempenho das mil maiores empresas brasileiras em mais de 20 setores da economia. No Paraná, a Coamo está em segundo lugar no geral, atrás apenas da empresa Renault que é de capital francês e está na 41ª posição e a frente da Copel Distribuição (55).
Entre as maiores exportadoras do país, a Coamo ocupa a 23ª colocação com o valor (em US$ milhões) de 1.264,2 – o ranking tem nas primeiras posições as empresas Vale (Mineração) e Petrobrás (Energia).
O anuário das Melhores e Maiores apresenta também as maiores empresas do Agronegócio brasileiro. Neste segmento, a Coamo está na 10ª posição pelos resultados no lucro líquido. No segmento Comércio liderado pela Petrobrás, a Coamo está na 16ª posição no ranking das maiores do país entre empresas multinacionais, estatais e privadas.
O Anuário da Exame mostra que apesar do crescimento da safra brasileira de grãos em 2017 com a colheita de 239 milhões de toneladas, a maior da história, o ano foi marcado por queda dos preços de vários produtos como soja, milho, com recuo de 11,5% ao ano. “Assim, os produtores produziram mais a preços menores e os agricultores contribuíram para o abastecimento dos mercados e para o controle da inflação. “
Os números da edição Melhores e Maiores 2018 da revista Exame são comemorados com orgulho pela diretoria, cooperados e funcionários. Mesmo com a queda dos preços que reduziu a rentabilidade, a performance apresentada no anuário da Exame reflete a solidez da cooperativa na sua atividade. O engenheiro agrônomo, idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini afirma que a força do trabalho, da união e do profissionalismo dos mais de 7.500 funcionários impulsiona o crescimento e o sucesso dos mais de 28 mil cooperados e da cooperativa. “Ficamos felizes em ver esse reconhecimento à Coamo, comemoramos e partilhamos esses bons resultados com todos da família Coamo. Temos orgulho de ser do campo, do Brasil e exportar nossos produtos para o mundo, com a certeza de que a Coamo é uma empresa séria, bem administrada e profissionalizada, voltada para a prestação de produtos e serviços de qualidade em prol do desenvolvimento dos seus associados”, explica.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.