Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 483 | Agosto de 2018 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre...QUIABO

O quiabo é uma hortaliça pertencente à família Malvácea. Pode ter sido originário da África ou da Ásia e foi introduzido no Brasil pelos escravos. O fruto do quiabeiro é uma boa fonte de vitaminas, em especial as vitaminas A, C e B1, além de fornecer cálcio.

  • Época de plantio: setembro a janeiro em regiões de inverno e o ano todo nas regiões quentes. Desenvolve-se bem entre 22 e 25 °C e é prejudicado pelo frio.
  • Adubação: aplicar em cada metro de sulco as seguintes quantidades: 5 f de esterco de curral, 100 g de superfosfato simples e 30 g de cloreto de potássio. Os adubos minerais podem ser substituídos por 100 g de NPK na fórmula 4-14-8.
  • Plantio: no espaçamento de 20 a 30 cm entre covas por 1 m entre linhas, plantam-se 3 ou 4 sementes por cova. Cada grama contém 18 a 20 sementes. Pode-se plantar em sulcos, semeando em linha corrida.
  • Irrigação: regas a cada 3 dias.
  • Raleação: deixam-se duas plantas por cova ou 8 a 10 por metro linear quando o plantio for feito por semeadura em linha corrida. Adubação em cobertura: depois da raleação, aplicam-se 30 a 50 g de sulfato de amônio ou nitrocálcio por metro de sulco.
  • Colheita: os frutos devem ser colhidos antes de se tornarem fibrosos, entre 70 e 80 dias depois do plantio.

COMO COMPRAR

Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos muito grandes e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.


COMO CONSERVAR

Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois fica escuro e deteriora-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana. Para congelar os frutos, estes devem ser levados, picados e acondicionados em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo. Para congelar frutos inteiros, é recomendável lavá-los, secá-los, e em seguida deixá-los por 2 a 3 minutos em água fervente, por 4 a 5 minutos no vapor, ou por 3 1/2 a 4 1/2 minutos no microondas. Depois, deve-se secar os frutos e, quando estes estiverem frios, colocá-los em saco de plástico, retirando todo o ar com bombinha de vácuo. Em seguida, deve-se lacrar o saco e levar ao congelador.


COMO CONSUMIR

O quiabo é uma hortaliça de fácil preparo. Não é preciso descascá-lo; somente remova as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, porém, também pode ser consumido cru, quando os frutos são pequenos (menores que 5 cm de comprimento), tenros e recém-colhidos. Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde. O descongelamento dos frutos pode ser lento, na parte inferior da geladeira ou rápido, direto ao fogo, durante o preparo do prato.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.