Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 483 | Agosto de 2018 | Campo Mourão - Paraná

CURSOS SOCIAIS

Delícias culinárias para a família

Em Moreira Sales, alunas ouvem atentamente as recomendações da instrutora do Sescoop

Ao chegar em Moreira Sales (Centro-Oeste do Paraná), a equipe de reportagem da Revista Coamo encontrou um grupo de mulheres unidas e integradas. Boas histórias e risadas não faltaram. O clima era de sexta-feira, mas na verdade era apenas quarta-feira. O motivo de tanta alegria era o fato das participantes – cooperadas, esposas e filhas de cooperados – estarem encerrando mais um curso social. Com o tema ‘Delícias com o Café Coamo’, a cada receita finalizada, todas degustavam um pouco e aprovavam as novidades que estavam aprendendo.

Entre uma receita e outra, as participantes trocavam dicas e novas ideias com outras possibilidades para aquelas receitas ensinadas surgiam. Um clima de fato agradável, que faz Elaine Gloor, marcar presença em todos os cursos sociais da Coamo, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). “É sempre um aprendizado para a gente. Como eu amo café, o tema por si só já me chamou a atenção. Porém, mais que isso, quando estamos em grupo sempre aprendemos mais.”

Ao ser questionada sobre a receita que mais lhe agradou, Elaine enumerou várias. “Acabamos de aprender fazer o cappuccino, mas aprendemos também o café cremoso, o sorvete, têm muitas receitas. Mas, tem que ser com o Café Coamo, é o ingrediente especial de cada receita”, garante.

Quem também aprovou o curso de Delícias com Café Coamo foi Eliana Souza. “Aprendemos receitas maravilhosas e ainda mais com os Alimentos Coamo, tudo fica melhor. Não tem como enumerar qual a melhor receita, pois todas ficaram ótimas. Quando venho nos cursos sociais da Coamo sei que vou aprender ótimas receitas e ter um momento de descontração com as minhas amigas”, revela Eliana.

Participantes envolvidas em todas etapas

O curso de Delícias com Café Coamo é novidade deste ano e a repercussão tem sido positiva, conforme conta a instrutora do Sescoop, Lidinalva Tavares Guiral. “Elas ficaram felizes, deram boas risadas e fizeram pratos deliciosos com o Café Coamo. Hoje, utilizamos o Café Sollus Extra Forte da cooperativa, que tem ótima qualidade e garantiu o excelente resultado final. Esses dois dias de curso passaram com a sensação de ‘quero mais’. ”

Esse clima de descontração e confraternização também foi compartilhado pelas mulheres cooperativistas de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). Elas participaram recentemente do curso de Bolachas Caseiras. Foram tantas ideias de receitas aprendidas que para aquelas mulheres que pensam em ganhar um dinheiro extra ou fazer em casa para a família, opções não faltarão.

Sinamara Liberari escolheu a segunda opção. Com dois filhos pequenos ela aprendeu muitas receitas para fazer o gosto da criançada. “São receitas práticas e fáceis de fazer no dia a dia. Não tem aquela receita que não vou fazer, pois achei difícil. Se chegar uma visita já dá para fazer e para quem tem criança em casa, aprende mais opções para preparar. Meus filhos, já estão me esperando com expectativa (risos). ”

Bolachas produzidas pelas alunas

Outro ponto fundamental do curso para Sinamara, foi a oportunidade de fazer novas amizades. “Além da convivência, é um ambiente muito bom de estar. Fiz novas amigas aqui. Não somos mais apenas um grupo de conhecidas, mas sim um grupo de amigas. ”

Dona Rita Mignosso Letrari também saiu do curso contente. “Essa é uma oportunidade de nos unirmos e vivermos o cooperativismo, convivendo com outras cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Foi muito bom e eu estava precisando mesmo. É uma terapia diferente, nem vemos o tempo passar.”

Para quem ainda não participou, Dona Rita faz o convite. “Aprendemos receitas que podemos fazer com o que temos em casa. Quem ainda não participou eu convido a participar também, pois além de sair da rotina, é possível aprender muitas coisas, até mesmo receitas que já conhecemos, aprendemos novas formas de fazê-las, de um jeito bem mais prático. ”

A instrutora do Sescoop, Herta Radecki, revela que ficou feliz com o desempenho da turma. “São receitas muito boas, realmente práticas, onde utilizamos os Alimentos Coamo e obtivemos um excelente resultado. Participar dos cursos sociais também traz qualidade de vida, pois elas além de produzir alimentos no campo, transformam esses alimentos em receitas deliciosas. A cada curso vejo a satisfação delas e nesse não foi diferente.”

Participantes  e funcionários da Coamo reunidos no encerramento do curso de "Delícias com o café Coamo" Em Campo Mourão participação das mulheres também foi expressiva
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.