Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 483 | Agosto de 2018 | Campo Mourão - Paraná

SISTEMA DE PRODUÇÃO

NABO FORRAGEIRO no sistema produtivo da família Becker

Cooperados Elio Jorge Becker e Leandro Andrei Becker, pai e filho, vêm sempre buscando inovar e utilizando tecnologias que possam melhorar o sistema produtivo e incrementar a produtividade

A segunda safra foi uma inovação para a família Becker, em Vila Nova, distrito de Toledo (Oeste do Paraná). Os cooperados Elio Jorge Becker e Leandro Andrei Becker, pai e filho, vem sempre buscando inovar e utilizando tecnologias que possam melhorar o sistema produtivo e incrementar e produtividade. A família que já praticava rotação de culturas com aveia, trigo, soja e milho primeira e segunda safra, este ano optou pelo nabo forrageiro.

Becker explica que o nabo forrageiro no sistema de rotação de cultura traz grandes benefícios ao solo. “A cultura proporciona boa cobertura vegetal, descompactação do solo por ter um desenvolvimento radicular agressivo ocasionando uma escarificação biológica, além de auxiliar na ciclagem de nutrientes do solo principalmente do nitrogênio e fósforo. É uma cultura tolerante a seca e a geada fator importante a ser considerado na implantação da safra de outono e inverno”, diz.

De acordo com o engenheiro agrônomo Guilherme Augusto Fischer, da Coamo em Vila Nova, os cooperados ficaram satisfeitos com o resultado da cultura e esperam um incremento de produtividade para a lavoura posterior, que será o milho verão. “Eles pretendem incluir o nabo no seu sistema de rotação de culturas e manejo do solo”, frisa.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.