Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 483 | Agosto de 2018 | Campo Mourão - Paraná

FAMÍLIACOOP

Família cooperativista em foco

Professor João Carlos Oliveira fez palestra motivacional para as mulheres em Mangueirinha

Não é de hoje que as mulheres têm conquistado espaço no campo, onde além das tarefas diárias com a casa e família, auxiliam na produção e na administração da propriedade rural. A Coamo valoriza esse trabalho e sabe da importância do envolvimento de toda a família para o sucesso da atividade agrícola e do cooperativismo. Para celebrar a presença feminina no trabalho e na cooperativa, a Coamo realiza eventos voltados para elas. No início de agosto foram realizados três encontros para a família cooperativista, sendo dois no Sudoeste do Paraná, Mangueirinha e Coronel Vivida, e um no Oeste catarinense, em São Domingos.

Antonio Cesar Gomes, gerente da Coamo em Mangueirinha: evento é aguardado com expectativa pelas mulheres

O encontro em Mangueirinha está na 11ª edição e reuniu mais de 300 mulheres. O evento contou com apresentação da Orquestra Ladies Ensemble e do professor e palestrante motivacional João Carlos Oliveira. De acordo com Antonio Cesar Gomes, gerente da Coamo em Mangueirinha, o evento é aguardado com expectativa pelas mulheres. “Tradicionalmente, realizamos o encontro em agosto, e quando vai se aproximando do mês as mulheres já começam a perguntar a data e as atrações. É um evento que marca Mangueirinha. As mulheres valorizam e agradecem a diretoria pela realização. É um evento idealizado e preparado para as mulheres, para a família cooperativista”, diz. 

Orquestra Ladies Ensemble encantou as participantes com a apresentação musical

LADIES ENSEMBLE

Atuando desde 2008 no cenário musical, a Orquestra Ladies Ensemble é formada exclusivamente por mulheres. Elas foram as responsáveis pela apresentação artística nos eventos em São Domingos (SC) e Mangueirinha (PR). Para a artistas, a oportunidade de se apresentar para um público somente de mulheres é única e valoriza a atuação feminina em todos os setores da sociedade. “O mercado ainda é dominado pelos homens, mas vemos que esse cenário está mudando. Para nós, é gratificante ter espaço e mostrar o nosso trabalho, e apresentar um pouco de cultura para tantas mulheres”, comenta a integrante da orquestra Rebeca Vieira.

Ladies Ensemble conta com a participação de mais de 20 mulheres, profissionais da música. Criada pela violinista Fabiola Bach – diretora e fundadora- Ladies Ensemble em 2008, tem solistas das principais orquestras do Paraná - O grupo reúne nomes da Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata de Curitiba e Orquestra de Câmara da PUC.

A cooperada Jussara Smolek diz que o evento fortalece a participação das mulheres na cooperativa e mostra que a Coamo está preocupada com o envolvimento de toda a família. “Nos sentimos acolhidas. Eventos como esse melhoram a nossa participação no dia a dia da cooperativa. Saímos daqui com mais disposição e a certeza de que a Coamo sempre pensa no melhor para o cooperado e seus familiares.”

Salete Cavali Jussara Smolek

A participante Salete Cavali destaca a importância do engajamento das mulheres, do ‘sair de casa’ e correr atrás dos sonhos. “Muitas têm seus sonhos e não realizam porque acham que não conseguem. Mas, nem tentam, não fazem nada. Já são mais de dez eventos direcionados para as mulheres, e participei de todos. É um evento que saímos com as baterias recarregadas e prontas para correr atrás dos nossos sonhos e vencer os desafios”, assinala.

Conforme o assessor de Cooperativismo da Coamo, Guilherme Montenegro Sávio, a expressiva participação das mulheres mostra a importância do evento e do envolvimento da família na cooperativa. “É um momento de integração, de receber conhecimento e acima de tudo de descontração com uma palestra motivacional e apresentação cultural. Pensamos no cooperado e na família, melhorando o convívio familiar e a qualidade de vida de todos os envolvidos”, assinala.

Nos três eventos, a parte motivacional ficou por conta do professor e palestrante João Carlos Oliveira. Conhecedor da filosofia do cooperativismo, com muito carisma e empolgação ele agitou as mulheres e os casais participantes do evento. “Quando eu digo para as pessoas não deixarem para amanhã o que podem fazer hoje, vemos que elas querem isso, que elas querem mais. Esse programa da Coamo traz essa ternura, do ser, da gente não apenas fazer negócio por fazer, mas fazer negócio pela família, de fazer diferente para a família. Mostramos para as pessoas que dinheiro é bom, mas se tiver um trabalho de parceria e companheirismo fica ainda melhor”, assinala.

Guilherme Montenegro Savio, assessor de Cooperativismo da Coamo

João Carlos observa que as mulheres precisam acreditar que podem mais, que devem fazer parte da atividade, não só ajudando a desenvolver a atividade no campo, mas também participando da tomada de decisão e da vida da cooperativa. “A Coamo enxerga a esposa e a filha como sócia da cooperativa. Por muito tempo, a sociedade colocou a mulher em segundo plano, mas no cooperativismo isso não acontece. Ela é evidenciada e sentem que fazem parte desse segmento. O homem do campo é empresário do agronegócio e nada melhor do que ter a família ao seu lado para conduzir os trabalhos”, pondera.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”

Participação ativa em Santa Catarina

Em São Domingos, o encontro reuniu também mulheres de Abelardo Luz, Xanxerê, Ipuaçu e Ouro Verde

Em São Domingos, o encontro reuniu também mulheres de Abelardo Luz, Xanxerê, Ipuaçu e Ouro Verde. Foram mais de 300 participantes. De acordo com o gerente da Unidade da Coamo anfitriã, Adenilson Zaffari, o evento cumpriu o objetivo valorizando as mulheres que integram o cooperativismo e a família cooperativista. “Esse é um presente para elas, para celebrar a participação delas no cooperativismo e mostrar a importância e participação feminina na Coamo”, pondera.

O encontro está na quarta edição e é a segunda vez que São Domingos recebe, sendo que já foi realizado em Abelardo Luz e Xanxerê. “É um evento que deu certo e faz parte do calendário oficial da Coamo. As mulheres aprovaram porque é a oportunidade de passarem um dia especial, com uma programação pensada para elas”, diz Zaffari.

Claudia Rodighero Bertan, de Abelardo Luz Marilice Terezinha Sonda Gallina, de Xanxerê

Marlene Luiza Piacentini Lodi, de São Domingos

Adenilson Zaffari, gerente da Coamo em São Domingos

Conforme a participante Claudia Rodighero Bertan, de Abelardo Luz, o evento fortalece o cooperativismo e mostra a importância que as mulheres têm para a Coamo. “Fazemos os trabalhos de casa, cuidamos dos filhos e ajudamos nas atividades agrícolas. Nada mais justo do que acompanharmos nossos esposos na cooperativa e o evento faz com que nos sintamos parte da Coamo e acolhidas pelo cooperativismo.”

É o segundo encontro que Marilice Terezinha Sonda Gallina, de Xanxerê, participa. Ela observa que as mulheres ainda estão distantes de alguns setores, mas que na Coamo isso não ocorre. “A cooperativa incentiva a participação feminina, demonstrando que está preocupada com toda a família, e com a qualidade de vida dos seus associados. Depois de um evento como esse, volto para a casa mais preparada, com mais força para trabalhar e continuar na atividade agrícola.”

Marlene Luiza Piacentini Lodi, de São Domingos, observa que só o fato de se encontrar com outras mulheres, para trocar conhecimento e informação já valeria a pena. “A Coamo traz uma palestra de alto nível e ainda nos proporciona um momento único, de assistir a apresentação de uma orquestra. É um evento que nos deixa mais leve, nos enriquece emocionalmente e culturalmente.”

Inovação em Coronel Vivida

Moacir Ferrari, gerente da Coamo em Coronel Vivida

A Unidade da Coamo em Coronel Vivida já vem realizando o tradicional encontro tecnológico e neste ano inovou promovendo um evento para a família cooperativista. Foram duas palestras: a primeira técnica com o engenheiro agrônomo Alex Antonio Ribeiro, que falou sobre a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, e a segunda motivacional pelo professor João Carlos Oliveira. “Já temos os eventos técnicos, em que a família também participa. Porém, neste ano procuramos algo diferente para que as cooperadas, esposas e filhas de cooperados tivessem um momento especial”, comenta o gerente da Coamo em Coronel Vivida, Moacir Ferrari.

Alex Antonio Ribeiro abordou sobre a importância de se fazer o uso de defensivos agrícolas de forma racional e consciente, principalmente alertando sobre a necessidade da utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual). “São produtos que devem seguir as boas práticas de utilização. Se usado corretamente, é um grande aliado na produção agrícola. Contudo, devem ser seguidas as recomendações técnicas e ter a preocupação com a saúde de quem aplica e do meio ambiente.”

Nos três eventos, a parte motivacional ficou por conta do professor e palestrante João Carlos Oliveira. Na imagem, momento da palestra em Coronel Vivida

Tania Dala Costa com a mãe Adelaide e a irmã Tamires: "A Coamo incentiva nossa participação e é isso que estamos fazendo."

Tania Dala Costa estava acompanhada da mãe Adelaide e da irmã Tamires. Ela destaca a importância da participação de toda a família no dia a dia da cooperativa e nas atividades agrícolas. “A Coamo incentiva nossa participação e é isso que estamos fazendo. Eventos como esse, nos motivam e informam sobre as recomendações técnicas, além de contar com uma palestra de alto astral. Na Coamo, vemos que a mulher do campo também é valorizada.”

O casal Ofélia e André Luís Zanatta também aprovaram a iniciativa de realizar o evento voltado para a família. “A Coamo é um local de cooperação e nada mais importante do que integrar a esposa no nosso dia a dia”, comenta André. “Esse momento ajuda a melhorar a autoestima e o convívio familiar. Crescemos emocionalmente, socialmente e profissionalmente. Só temos a melhorar participando da Coamo.”

Engenheiro agrônomo da Coamo,  Alex Antonio Ribeiro, falou sobre a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas Casal André Luis Zanatta e Ofélia aprovaram a iniciativa de realizar o evento voltado para a família
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.