Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 483 | Agosto de 2018 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

ENERGIA SOLAR para empreender a céu aberto

O QUE É ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?

É a energia elétrica produzida a partir de luz solar, que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gera-se eletricidade.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE GERAR MINHA PRÓPRIA ENERGIA?

É um recurso totalmente renovável. Isso significa que mesmo quando não podemos fazer uso de energia do sol, por causa da noite ou de dias nublados e chuvosos, podemos sempre contar com o sol surgindo no dia seguinte como uma fonte de energia constante e consistente. Aliás, dos recursos renováveis, assim como energia eólica, energia hídrica e solar, a energia solar é a mais consistente e previsível.

A MANUTENÇÃO É MÍNIMA.

Não existem peças móveis em um painel fotovoltaico, ou seja, quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos duram mais de 30 anos, apenas com uma limpeza anual.

BAIXO CUSTO DA ENERGIA SOLAR CONSIDERANDO A VIDA ÚTIL DO SISTEMA.

Os painéis solares podem parecer muito caros quando você decide comprá-los, mas ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. Afinal, a luz do sol é grátis! Se calcularmos todo o investimento de compra do sistema fotovoltaico somando à mínima manutenção que terá com ele ao longo de toda a sua vida útil e dividirmos pela energia gerada ao longo desses anos, veremos que a energia solar é muito mais barata do que a que compramos da distribuidora.

PODE SER USADA EM ÁREAS ISOLADAS DE REDE ELÉTRICA.

A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas em regiões isoladas onde não se tem rede elétrica, muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.

EU QUERO! O QUE PRECISO FAZER PARA INSTALAR?

Os geradores de energia solar fotovoltaica são dimensionados, conforme o consumo elétrico de cada cooperado. Diante de uma analise é possível saber quantos painéis solares serão necessários e também a potência do inversor que este gerador precisa ter. A partir desse ponto, o projeto de engenharia elétrica será realizado e apresentado para a análise e aprovação da distribuidora de energia local. Assim que o projeto é aprovado, a instalação do sistema fotovoltaico é realizada e a concessionária de energia faz a conferência do gerador para dar início à sua operação.

As propriedades rurais estão cada vez mais modernas. A evolução no campo é significativa, sendo possível afirmar, sem hesitar, que cada área é um empreendimento a céu aberto. Diante desse cenário, o agricultor precisa se profissionalizar constantemente, buscando inovações para diminuir custos e aumentar a renda. Pensando em facilitar esse processo, a Credicoamo lançou uma linha de crédito para financiamento de sistema de conversão de energia solar em energia elétrica.

Trata-se de uma fonte sustentável, de manutenção simples e que reduz custos significativamente, conforme explica o presidente da Credicoamo, José Aroldo Gallassini. “É um projeto novo que além de captar a energia solar para que o cooperado possa economizar, o excedente da energia gerada é passada para a rede da concessionária de energia elétrica. Se algum dia ele precisar dessa energia que acumulou, esses créditos poderão ser utilizados para abater no seu consumo próprio.”

Gallassini ainda explica que é um investimento que se paga a médio prazo, uma vez que, os reajustes nas tarifas de energia elétrica têm sido significativos. “Com o tempo o cooperado poderá observar o barateamento de custos. É um benefício muito bom que está à disposição dos associados, além de ser uma fonte de energia silenciosa e de menor custo, pois como temos uma produção energética própria, os aumentos na tarifa, inflação e oscilações de taxas, não serão problema, já que não dependemos mais completamente da concessionária, então, seus impactos negativos têm sua influência reduzida drasticamente nas faturas de energia."

No valor do projeto, poderá embutir equipamentos e serviços de projeto, detalhamento técnico e instalação, desde que faturados como um produto único (Código Finame).

Com carência de até 24 meses e financiamento de até 100% do projeto, respeitado o limite disponível por ano agrícola em cada programa:



É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.