Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 463 | Outubro de 2016 | Campo Mourão - Paraná

EDITORIAL

RESULTADOS DA FAMÍLIA COOPERATIVISTA

JOSÉ AROLDO GALLASSINI

Diretor-presidente da Coamo

A educação, a formação e participação dos associados representa um importante princípio do cooperativismo e é fator de sucesso para a consolidação deste movimento que reúne cerca de 1 bilhão de pessoas em todos os continentes. Pensando no sucesso e na perpetuação do cooperativismo é que a Coamo promove a educação e integração dos seus membros para que possam colaborar para o desenvolvimento da cooperativa e das comunidades onde atuam.

Neste contexto, as mulheres - cooperadas, esposas e filhas de cooperados- têm recebido uma valorização especial por parte da Coamo ao longo dos 46 anos de existência da cooperativa, destacando a atuação delas para o fortalecimento do cooperativismo.

Para promover de forma direta a boa prática cooperativista é que a Coamo realiza inúmeros eventos na sua área de ação junto as mulheres, contribuindo para o desenvolvimento técnico, econômico e social da família cooperada. Os cursos e palestras resultam na melhoria do seu sócio-econômico, da qualidade de vida e na sua importância na vida do cooperativismo.

Exemplo desta ação cooperativista é o Programa FamíliaCoop – Programa de Integração da Família Cooperativista , que desde 2008 reúne anualmente cerca de 1.500 mulheres. O Programa motiva cooperadas, esposas e filhas de cooperados a conhecerem mais sobre administração rural, agronegócio e o cooperativismo.

A Coamo está alinhada e pratica os ideais do cooperativismo, movimento reconhecido por sua filosofia e prática de que somente por meio da união e da participação é possível crescer e prosperar.

Falar em crescer, está aumentando o número de cooperadas no quadro social da Coamo. Elas agregam às atividades de mães e donas de casa, a atuação no dia a dia dos negócios da família no campo. Estão buscando o crescimento profissional e pessoal, estão mais informadas e interagem mais na comunidade e no cooperativismo. Seja como cooperadas, apoiadoras ou empresárias rurais. A Coamo valoriza e enaltece este avanço das mulheres no campo e na cidade, com força de vontade e perseverança.

A cooperativa busca de forma constante a integração da Família Cooperativista - um dos motivos do sucesso do nosso cooperativismo. O conhecimento adquirido por meio do FamíliaCoop com participantes de todas as nossas regiões e o contato direto com a diretoria, possibilita mais conhecimento da estrutura e dos benefícios que a cooperativa disponibiliza para o sucesso da família cooperada na condução e administração dos negócios.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.