|
Apresentação do espetáculo “A arte de ser mulher” do grupo Sou Arte de Campo Mourão foi uma das atrações |
Para comemorar o sucesso do cooperativismo, que tem na participação das mulheres e da família cooperada um importante alicerce, a Coamo realizou nos dias 16 e 17 de agosto dois importantes Encontros das Mulheres Cooperativistas. O evento apoiado pelo Sescoop reuniu mais de 500 participantes de várias regiões do Sudoeste do Paraná e Extremo Oeste de Santa Catarina.
A apresentação do espetáculo “A arte de ser mulher” do grupo Sou Arte de Campo Mourão foi uma das atrações dos eventos, que tiveram também palestras de cooperativismo, dos benefícios disponibilizados ao quadro social e apresentação das Diretrizes Corporativas da cooperativa.
Para o gerente da Coamo em Abelardo Luz, Marlon Costa que sediou o evento reunindo cooperadas, esposas e filhas de cooperados das unidades de São Domingos, Ipuaçu, Ouro Verde e Xanxerê, o evento foi elogiado e atendeu os objetivos da cooperativa. “As famílias participam muito da vida da Coamo e isso é uma cultura muito forte que temos também aqui em Santa Catarina. Foi muito bom ver a integração do público feminino com a cooperativa, que está sempre ao lado das mulheres e enaltece sua atuação no dia das suas propriedades e negócios.”
Para Dirlei Terezinha Dallacort Mulinari, esposa do cooperado Nelcir Carlos Mulinari, o sentimento no evento foi de grande alegria e de pertencimento à Coamo. “Pena que vai demorar um ano pra gente participar novamente, tudo me surpreendeu muito, esperava uma palestra e veio uma coisa bem diferente. A mensagem para nós mulheres é que devemos participar ainda mais, é um orgulho fazer parte da família Coamo.”
|
Participantes também ouviram palestras de cooperativismo, dos benefícios disponibilizados ao quadro social e apresentação das Diretrizes Corporativas da cooperativa |
|
Para o gerente da Coamo em Abelardo Luz, Marlon Costa, o evento atendeu os objetivos da cooperativa |
A cooperada Maria Maura Valasquin tem uma história de superação que teve o apoio da Coamo. Com a perda do marido, ela chegou até a sair da lavoura, mas com o suporte da cooperativa mudou de ideia e passou a tocar a propriedade de mais de 100 alqueires, na região de Mangueirinha, onde cultiva cerca de 60 alqueires. “A Coamo é uma cooperativa muito séria que faz as coisas bem feita. Este encontro, por exemplo, amei, foi uma tarde maravilhosa, vocês estão de parabéns. Foi espetacular, eu acho que o cooperativismo age dentro da gente em uma grande integração. Me sinto mais cooperativista.”
O gerente da Coamo em Mangueirinha, Antonio Cézar Gomes, destaca o grau de comprometimento e interesse das centenas de participantes no evento, tradicional no município. “A mensagem do Dr. Aroldo na abertura do encontro motivou as mulheres. Ele propagou os princípios e os valores do cooperativismo. Elas entenderam que isso é muito importante para o cumprimento dos direitos e deveres, e o sucesso em uma sociedade cooperativa”, acrescentando que o evento colaborou para o aumento e fortalecimento da amizade e integração da família Coamo.
A programação foi bem aceita e recebeu muitos elogios das mulheres, também em Mangueirinha. A esposa de cooperado, Leizane Ferreira dos Santos, disse que gostou do evento e da apresentação da evolução da agricultura ao longo das décadas. “A história teve uma evolução e enquanto seres humanos temos que nos preparar para essa evolução, porque o mundo vai ter que produzir mais comida para alimentar a população que está aumentando. A Coamo está de parabéns e os cooperados também, principalmente, porque quem faz uma cooperativa são os cooperados. Nós mulheres nos sentimos muito valorizadas com esta beleza de espetáculo que assistimos e o incentivo para sermos cada vez melhores e felizes.”
|
|
Angela Castioni e Dirlei Terezinha Mulinari, em Abelardo Luz (SC): "Evento nos surpreendeu positivamente e mostra a força da mulher." |
Leisane Santos e Maria Maura Varaschin, em Mangueirinha (PR): "Cada vez nos sentimos mais cooperativistas. Parabéns pelo evento." |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.