|
Gallassini abre evento do PRC 100 na Coamo |
Fortalecer a estrutura de capital das Cooperativas e subsidiá-las com ferramentas e práticas de gestão para melhor desempenho econômico-financeiro, são os principais desafios do Comitê Econômico Financeiro do PRC100 – Paraná Cooperativo 100 – o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. Lançado pelo Sistema Ocepar em abril de 2015, tem como meta dobrar a movimentação econômica do setor, atingindo R$100 bilhões nos próximos anos.
O terceiro encontro do Comitê Econômico Financeiro foi realizado no dia 19 de outubro, no Anfiteatro da Administração Central da Coamo, em Campo Mourão, e contou com as presenças de representantes das Cooperativas: Cocamar, Copagril, Copacol, Frimesa, Nova Produtiva e Lar, além da equipe do Sistema Ocepar e da Consultoria Partner. A Coamo foi representada pelo gerente Financeiro Joel Makohin e a Credicoamo pelo coordenador de Auditoria Interna, Edson Rogério.
Segundo o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini que realizou a abertura do evento, este é um projeto de grande relevância para o crescimento do cooperativismo.” As cooperativas precisam acompanhar o mercado, pois apenas dessa forma se conquista o cooperado. Temos que buscar 100% da participação do quadro social e para isso precisamos prestar o melhor serviço com equidade entre todos os associados. Assim, se consegue também, dar continuidade, garantindo o futuro do cooperativismo e capitalizando cada vez mais.”
Foram pauta da reunião do Comitê Econômico Financeiro realizada na Coamo, desdobramentos dos assuntos tratados na última reunião em 12 de setembro e, também, o desenvolvimento de alternativas para capitalização e melhora da estrutura de capital das cooperativas, e estudo para realização dos ativos tributários e da redução da carga tributária (operações possíveis).
ESTRUTURAÇÃO DO PRC100
De setembro de 2015 a março de 2016 o assunto foi debatido em reuniões entre dirigentes e representantes das cooperativas paranaenses buscando construir um plano de ação estratégico, determinando o que precisa ser feito para se atingir a meta de R$100 bilhões de movimentação. Esse trabalho resultou em propostas de ações, visando promover o crescimento sustentável do setor.
O plano elaborado foi aprovado pelos dirigentes das Cooperativas em Assembleia Geral da Ocepar, em abril de 2016, estabelecendo os sete comitês que englobam todas as áreas de planejamento estratégico. Em agosto teve início a segunda fase. Agora, em reuniões mensais, os comitês discutem as bases para implantação do PRC100, determinando como será viabilizado tudo o que foi planejado. Esta etapa conta com a participação de mais de 100 profissionais das cooperativas, divididos nos diversos comitês, dentro das especialidades de cada um.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.