Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 468 | Abril de 2017 | Campo Mourão - Paraná

SEGURANÇA RURAL

Segurança Rural (Parte 1)

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou estudos sobre a problemática da criminalidade no ambiente rural, ouviu muitos produtores e moradores rurais, assim como os sindicatos rurais do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), visitou e analisou algumas propriedades rurais no interior do Paraná que foram vítimas de furtos, roubos e outros ilícitos.

O resultado será apresentado na Revista Coamo a partir desta edição como orientação para adequação do espaço rural com vistas a melhores níveis de segurança. Cabe ressaltar que não são apenas mudanças estruturais que são importantes, mas, principalmente, uma mudança de comportamento. Criando-se uma cultura de prevenção, que seja baseada em medidas simples e sem custo na maioria dos casos, com níveis muito melhores de segurança e paz neste setor fundamental para a sociedade: o meio rural. Continua na próxima edição.

SUGESTÕES PARA MELHORAR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NO AMBIENTE RURAL

Uma forma muito eficiente de se evitar o delito é por meio de alterações na arquitetura ambiental das áreas rurais para tornar os espaços humanos mais seguros. Baseia-se em três estratégias básicas:

REFORÇO TERRITORIAL
A comunidade rural deve considerar o espaço no entorno de sua propriedade como território seu, colaborando na sua manutenção e cobrando as medidas cabíveis dos órgãos competentes (estradas com pavimentação segura, substituição de lâmpadas queimadas, recolhimento do lixo, sinalização das estradas, entre outras). Delinquentes preferem atuar em lugares com aspecto de abandono.

VIGILÂNCIA NATURAL
Quanto maior a visibilidade do local, maior a segurança. Locais com visibilidade obstruída por cercas vivas, paredões verdes, muros opacos, falta de iluminação, entre outros, facilitam a ação do delinquente.

CONTROLE DE ACESSO
Controlar corretamente a entrada e saída de colaboradores e visitantes é também uma das formas mais eficientes de se promover a segurança nas propriedades rurais. É importante manter o menor número possível de acessos à sua propriedade. O ideal é ter uma única porteira, isso torna a vigilância mais eficiente. Sugere-se ter uma casa com meio de comunicação nas proximidades da porteira onde se possa ter boa visibilidade e rápido contato com a administração ou com o proprietário.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.