|
Elaine Gasparello, Benedita, Clarisse e Edilson Aquino
|
Mulheres do campo de diversas unidades da Coamo têm participado do curso Mulher Atual realizado pela cooperativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Recentemente, os entrepostos de Peabiru e Barbosa Ferraz, encerraram o treinamento desenvolvido em dez módulos, reunindo uma vez por semana, cooperadas, esposas e filhas de cooperados, com o foco em despertar uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamentos mais adequados e proativos nas esferas humana, social e econômica.
Benedita dos Santos Camargo, de Barbosa Ferraz, no alto de seus 65 anos sentiu uma mudança significativa dentro de si. “Eu me aposentei recentemente e sempre tive a ideia de nunca parar. Com esse curso tive um estímulo para mais do que nunca continuar, na certeza de que ainda posso realizar muitos sonhos”, afirma.
Quem também estava com um brilho diferente nos olhos, é Clarisse Barga Rosa de Barbosa Ferraz. “Somos eternos aprendizes, e temos que buscar constantemente o conhecimento, e neste sentido o Mulher Atual foi fundamental para conhecer realidades diferentes da minha. Saio motivada para ajudar meu marido nos negócios do campo.”
Elaine Gasparello, foi a instrutora em Barbosa Ferraz. Ela destaca que cada Mulher Atual é diferente. “Sempre digo a elas que a essência do curso é a mesma, mas cada turma que se forma é única. O que me marcou nesta turma foi ver o grande potencial que elas têm. São todas mulheres guerreiras e trabalhadoras, que apenas precisavam acreditar mais em si mesmas.”
Segundo o gerente de Barbosa Ferraz, Edilson Duarte de Aquino, a palavra que marca o encerramento desse curso é agradecimento. “Elas entraram com um pensamento e estão saindo outras mulheres. A alegria está estampada no rosto de cada uma, por ter absorvido todo o conhecimento disponibilizado. Sem dúvidas, o resultado no campo será significativo.”
|
Em dez módulos, o Mulher Atual desperta uma nova postura com atitudes para uma vida melhor
|
|
Cooperativismo é uma energia que transforma a vida da família cooperada
|
Em Peabiru, o resultado não foi diferente. Para Cacilda Aparecida Rodrigues de Souza, o Mulher Atual foi um despertar para ideias e planos que estavam adormecidos. “Aqui vemos que em poucas coisas podemos mudar muito a nossa vida e fazer toda a diferença”, considera Cacilda.
Para Luciana de Azevedo, o aprendizado sobre empreendedorismo e autoestima foram marcantes. “Me sinto orgulhosa de fazer parte do cooperativismo e da Coamo, além de pronta para ser mais empreendedora na propriedade da minha família. ”
De acordo com Devanilde Alves Arias, instrutora em Peabiru, o cooperativismo é uma energia que transforma a vida das participantes. “Eu começo e concluo o curso com o espelho. Elas se veem antes e agora, e elas realmente começam a se compreender melhor em todas as esferas da vida, percebendo que podem fazer a diferença”, considera Arias.
O gerente de Peabiru, Sérgio Bertolla, destaca a importância da mulher no cooperativismo e o quanto o Mulher Atual contribui para isso. “Esse é um trabalho que a Coamo desenvolve que mexe muito com a parte pessoal dela, e como ela faz parte da família cooperativista, impacta diretamente no dia a dia da cooperativa, fortalecendo a agricultura. Queremos trazer as esposas, filhas e cooperadas para trabalhar com a gente também.”
|
Luciana, Cacilda e Devanilde
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.