Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 473 | Setembro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

ORGANIZAÇÃO DO QUADRO SOCIAL É TEMA DE ENCONTRO ESTADUAL NA COAMO

José Aroldo Gallassini durante abertura do evento que reuniu Assessores de Cooperativismo

O Planejamento Paraná Cooperativo 100 (PRC 100) é o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense que vem realizando desde 2015 diversas ações para buscar e consolidar o crescimento das cooperativas e atingir até 2020 o montante de R$ 100 bilhões. Uma dessas ações foi realizada em 20 de setembro na sede da Coamo em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) com encontro de 30 profissionais assessores de Cooperativismo representando dezenas de cooperativas, na área de  Organização do Quadro Social (OQS). O evento realizado pelo Sistema Ocepar teve na abertura o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini e o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que mostraram a importância do trabalho para o sucesso do sistema cooperativista.

Boesche afirma que o cooperativismo do Paraná é um dos mais organizados do país exatamente por sua origem, com trabalho iniciado na década de 70 e profissionais da Acarpa, hoje Emater, na extensão rural. “O encontro dos profissionais do cooperativismo é o início de um trabalho que terá diversas ações planejadas para atender os objetivos do PRC100. Precisamos estar atentos, pois a evolução é constante e novos desafios vão surgindo, como a fidelização dos cooperados e a sucessão, que merecem atenção especial e até trabalhos específicos no sistema cooperativista.”

Segundo ele, a OQS passa pelo trabalho gradual e contínuo da educação. “A cada dia surgem novos desafios, mas a educação é o caminho para a sustentabilidade do cooperativismo e estímulo para a participação efetiva dos associados nas suas cooperativas, que precisam ser cada dia mais eficientes,  competitivas, viáveis e bem-sucedidas.”

Falando aos assessores de Cooperativismo, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini destacou a importância das ações na organização do quadro social. "A educação cooperativista é fundamental para o sucesso dos cooperados e do cooperativismo, por meio dela é que mostramos os serviços e benefícios que o sistema disponibiliza para o desenvolvimento técnico, educacional e social. Por isso é muito importante este trabalho de educação, formação e organização dos associados para o presente e o futuro das cooperativas", afirma.

Assessores de Cooperativismo discutiram ações para consolidar a organização dos associados no sistema paranaense

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.