A partir do início de outubro, técnicos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrerão os estabelecimentos agropecuários brasileiros para o Censo Agropecuário. O resultado deverá ser divulgado em meados do próximo ano e envolverá 24.984 recenseadores no país. O último levantamento aconteceu em 2007. O Censo Agropecuário vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.
O presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, explica que o objetivo do levantamento é buscar detalhes que normalmente não são levados em consideração pelos estudos regulares. “As funções desta pesquisa são inúmeras. Desde a política pública, a capacidade do governo de saber exatamente onde fazer a melhor aplicação de recursos, a melhor política, até a questão acadêmica, no outro extremo, com oportunidade para fazer estudos dentro das universidades e dos institutos de pesquisa.”
As cooperativas são parceiras do Censo Agropecuário Brasileiro. Recentemente, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o IBGE assinaram um acordo de cooperação. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca a importância do Censo Agropecuário devido às mudanças que o setor passou nos últimos dez anos. “A produção agropecuária brasileira cresceu quase 80% nesse período. Só no Paraná, aumentamos quase 13 milhões de toneladas de grãos nesse setor, o que sinaliza o quanto estado mudou nesse período", destaca.
O Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE, é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. Visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira.
As informações geradas possibilitam a avaliação de políticas públicas como, por exemplo, a de redistribuição de terras. Elas permitem, ainda, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais. Propiciam também análises sobre transformações decorrentes do processo de reestruturação e de ajustes na economia e de seus reflexos sobre o setor.
Enquanto as pesquisas mensais e trimestrais sobre agricultura e pecuária disponibilizam dados referentes ao Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, os resultados do Censo Agro são referidos a municípios e a localidades, permitindo agregações e análises de diferentes recortes territoriais, como unidades de conservação ambiental, terras indígenas, bacias hidrográficas, Biomas, assentamentos fundiários, áreas remanescentes de quilombos, etc.
O Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Em 1936, foi fundado o IBGE, que passou a ser o responsável pela realização dos Censos do país. De 1940 a 1970, os Censos Agropecuários foram realizados a cada dez anos e a partir de então passaram a ocorrer a cada cinco anos, ou seja, em 1975, 1980 e 1985.
Em 1990 não foi possível a sua execução, sendo realizado somente em 1996, e o último Censo Agropecuário foi realizado em 2007. Este 11º Censo Agropecuário será o resultado de um processo contínuo de aperfeiçoamento, para conferir com maior nitidez a realidade do campo deste nosso imenso território brasileiro.
O CENSO AGROPECUÁRIO É ESSENCIAL PARA:
- dimensionamento de áreas cultiváveis, dos níveis de produção de alimentos e da criação animal;
- sinalização da utilização e aplicação dos implementos e instrumental agrícola;
- quantificação de trabalhadores rurais e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade, etc.;
- classificação dos padrões de obtenção e ocupação do território nacional em atividades agropecuárias.
Dessa forma, a realização do Censo Agropecuário representa importante atribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no cumprimento de sua missão de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.
FONTE: IBGE
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.