Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 473 | Setembro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre FEIJÃO-VAGEM

A vagem ou feijão-de-vagem é uma hortaliça originária da América Central. Foi levada para a Europa no século XVI, de onde foi difundida para outros continentes. Pertence à família Fabácea. O que diferencia o feijão-vagem dos outros feijões é o grão ser colhido ainda verde e ser consumido juntamente com a vagem. O feijão-de-vagem é rico em fibras, tem apreciável quantidade de vitaminas B1 e B2, além de ter em quantidades menores fósforo, flúor, potássio, cálcio, ferro, vitaminas A e C.

Prefere temperaturas entre 20 e 25 °C, tendo o crescimento retardado em temperaturas abaixo de 15 ºC.

Época de plantio: setembro a janeiro em regiões de inverno frio e o ano todo nas regiões quentes.

Espaçamento: um metro entre linhas e 40 a 50 cm entre covas.

Semeadura: 3 ou 4 sementes em cada cova a uma profundidade de 2 a 3 cm. Cada grama contém 2 ou 3 sementes.

Raleação: é feita quando as plantas estiverem com 3 ou 4 folhas, deixando-se as duas plantas mais vigorosas.

Estaqueamento: as estacas devem ter 2,20 a 2,50 m de altura.

Irrigação: a cada 3 dias.

Colheita: 70 a 80 dias após o plantio, quando as vagens estiverem completamente desenvolvida, mas antes de se tornarem fibrosas e as sementes estiverem ainda tenras.

COMO COMPRAR

Existem vários tipos de vagem. As vagens tipo manteiga (achatadas) alcançam 21-23 cm de comprimento e 1,5-2,0 cm de largura e são de cor verde-clara. As vagens tipo macarrão (arredondadas) alcançam 15-17 cm de comprimento e diâmetro médio de 1,0 cm. Não é preciso quebrar as vagens para escolhê-las. Compre as vagens inteiras, frescas, tenras e suculentas, com cor verde uniforme e brilhante, sem sinais de murchamento, ferimentos ou pontos escuros. As sementes devem estar bem pequenas; quando a vagem apresenta-se com protuberâncias devido à presença das sementes bem formadas, o produto está passado do ponto, muito fibroso e menos saboroso.

COMO CONSERVAR

Na geladeira, armazene por no máximo 5 a 7 dias; após este período podem aparecer manchas escuras nas vagens. Não lave as vagens antes de armazená-las e mantenha-as em saco de plástico. Em condição ambiente conservam-se por 2 a 3 dias no máximo; quanto mais seco o ar e mais alta a temperatura, menor a durabilidade. As vagens ficam murchas, amareladas e podem apodrecer. Para congelar, lave bem as vagens, corte as pontas e retire os fios nas laterais. Lave novamente, deixe-as inteiras ou corte-as em pedaços grandes. Faça o pré-cozimento em água fervente por 2 minutos ou no vapor por 3 minutos. Em seguida, coloque-as em água gelada pelo dobro do tempo utilizado no pré-cozimento. Escorra a água, seque as vagens com papel absorvente, coloque-as em uma bandeja ou em outra vasilha aberta e leveas para congelar. Após este congelamento, retire-as do freezer, coloque-as em saco de plástico e leve novamente ao freezer. O tempo de congelamento possível é de 12 meses.

COMO CONSUMIR

Para preparar as vagens, lave-as em água corrente, escorra e remova as pontas. Cozinhe-as inteiras ou picadas, com pequena quantidade de água ou preferencialmente no vapor. Para preservar as vitaminas, a cor e o sabor, cozinhe somente pelo tempo necessário para deixá-las macias, porém crocantes. Para descongelar, use água fervente com sal ou utilize o produto congelado diretamente em sopas, cozidos ou tortas. Vagens são muito saborosas em saladas, cozidos, empanados, tortas, sopas e farofas.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.