Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 440 | Setembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

Três décadas em Santa Catarina

Desafios vencidos com confiança e a prática de um cooperativismo sustentável

Parabenizo e compartilho com todos os cooperados, a nossa alegria em comemorar os 30 anos da Coamo em Santa Catarina, tema principal desta edição do nosso Jornal Coamo. Lembro que, na época, enfrentamos um grande desafio e hoje, olhando para trás e vendo a realidade atual, tenho a certeza de que a decisão da Coamo em ir para o Oeste de Santa Catarina foi acertada e positiva. Graças a confiança depositada na cooperativa pelos agricultores das regiões produtoras de Abelardo Luz, Ipuaçu, Ouro Verde, São Domingos e, mais recentemente, de Xanxerê. A chegada da Coamo promoveu a elevação da estima e a felicidade aos produtores com um leque de benefícios necessários que contribuíram para que eles produzissem mais e melhor com o apoio e a estrutura da Coamo. 

Atualmente a Coamo conta com a participação de 1,2 mil cooperados atendidos por um quadro de 200 funcionários. A instalação da Coamo em Santa Catarina foi resultado da incorporação da antiga Cooperal - Cooperativa Agropecuária Abelardense Ltda, de Abelardo Luz, em 1984, portanto há 30 anos.

O objetivo da Coamo em solo catarinense foi inicialmente a produção de sementes de soja, já que, na época, elas se desenvolviam melhor na região Sul do Paraná e no Oeste de Santa Catarina. Mas juntos com este objetivo levamos e disponibilizamos aos agricultores toda a estrutura existente na Coamo. Desde os insumos, lojas de peças, assistências técnica e administrativa da Coamo e com o crédito, por meio da Credicoamo. 

Passados trinta anos fico feliz em constatar que a aceitação e participação dos cooperados foi e é expressiva, bem como a implantação do sistema de trabalho realizado pela Coamo. Avalio que o desafio de ampliar nossa atuação para Santa Catarina foi coroado de sucesso.

O que aconteceu com os catarinenses, ocorreu também em outras regiões onde a Coamo passou a atuar. E como resultado, os agricultores foram aumentando sua confiança na diretoria e na cooperativa, conhecendo e testemunhando que a  Coamo trabalha sempre pensando no sucesso dos cooperados, e em contrapartida, espera que eles movimentem cada vez mais na sua cooperativa para que todos sejam mais fortes, prósperos e com bons resultados.

A Coamo quer continuar fortalecendo essa parceria e a satisfação dos bons resultados com os cooperados de Santa Catarina. A nossa missão principal é atendê-los melhor, prova disso são os investimentos constantes efetivados em todas as Unidades catarinenses, com grande número de benfeitorias nas suas estruturas e o propósito de agilizar o recebimento da produção.

Importante destacar os resultados conquistados pelo quadro social e a comunidade, desde a chegada da Coamo em 1984. E também os avanços no campo da produção resultante das novas e modernas tecnologias repassadas aos produtores pela nossa assistência técnica ao longo desses anos todos. Parabéns cooperados catarinenses, são 30 anos de história, de uma significativa história do cooperativismo em solo de Santa Catarina.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.