Comitiva foi recepcionada na Ocepar
A formação de jovens líderes cooperativistas é um dos programas de sucesso realizado pela Coamo há 18 anos. Dentro do cronograma de cinco módulos estabelecidos para o programa, premiado em 2004 pela revista Globo Rural e OCB como o melhor do gênero em todo o país, a quinta etapa constou de viagem técnica-cultural por várias regiões e unidades da Coamo, e também ao terminal da Coamo e ao porto de Paranaguá, no Leste Paranaense. Esta última etapa que antecede a formatura de conclusão
Fernando Franco, Rudinei Cepcoski e Jacir Getroni Junior integram a 18ª Turma de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo
do programa na 18ª turma aconteceu na última semana de agosto no painel “Visão Global da Coamo” com a participação de 40 jovens cooperados representando 25 entrepostos do Paraná e Santa Catarina. “Trata-se de um programa de educação cooperativista que garante amplo aprendizado sobre vários temas do agronegócio, cooperativismo, gestão de negócios e empreendedorismo, e a formação de uma nova geração de lideranças no meio produtivo rural”, explica o diretor secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari, que fez parte do grupo na viagem técnica-cultural..
Para Rudinei Cepcoski, cooperado em Coronel Vivida, na região Sudoeste do Paraná, o seu conhecimento foi ampliado com sua participação na 18ª Turma de Jovens Líderes. “Este programa é muito rico e produtivo. Durante a viagem passamos por diversas unidades e constatamos a organização e potência que é a Coamo. Depois desse curso nossa vida mudou completamente e eu adquiri mais conhecimento. Desde os módulos apresentados em sala de aula até esta viagem conhecemos culturas diferentes e visualizamos o desenvolvimento e a força do cooperativismo em cada região.”
De acordo com Jacir Getroni Júnior, cooperado em São Domingos, no Oeste de Santa Catarina, durante a viagem foi possível visualizar o tamanho da Coamo. “É bom saber que participamos de uma cooperativa tão organizada que tem seu próprio terminal portuário, algo que gera um impacto positivo para nós no campo e facilita a exportação da nossa produção. É algo, com certeza, de encher os olhos. Essa é uma oportunidade única e nós jovens líderes aproveitamos e agradecemos a diretoria da Coamo por esta iniciativa e oportunidade”, considera.
Jovens Líderes durante passagem por Abelardo Luz (SC) e Porto de Paranaguá
O cooperado Fernando Franco, optante em Palmital, região Centro do Paraná, é um dos entusiastas e agradecido por integrar a 18ª turma de Jovens Líderes cooperativistas da Coamo. Ele salienta o quanto aprendeu durante os encontros. “Percebi que além da minha região, a Coamo é muito importante para os municípios onde atua e compreendi o quanto facilita a exportação dos nossos produtos. O conhecimento que adquirimos nesses módulos ninguém tira de nós. É incrível conseguir obter essas informações e aplicá-las na propriedade, sabendo o que é mais rentável e o que deve ser feito. O que aprendemos nos deixa melhor como cidadãos, cooperados, pais e filhos, e membros das nossas comunidades. É uma grande lição que levamos deste curso para o nosso dia a dia. ”
Para fechar o trabalho em 2014 resta somente a formatura que acontecerá brevemente com uma programação especial constando de atividades na administração central e visitação no parque industrial.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.