Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 440 | Setembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Nova safra

Momento de caprichar no plantio

É hora de planejamento e bom senso para ter sucesso na implantação das lavouras

Com o início do plantio da soja é importante lembrar alguns cuidados que os cooperados devem ter para garantir o máximo de proveito no trabalho. De acordo com o engenheiro agrônomo Lucas Gouvêa, supervisor da gerência Técnica da Coamo, o momento exige planejamento e bom senso para ter sucesso na implantação das lavouras. “Além de uma semente de boa qualidade, algumas condições devem ser observadas com extrema atenção” comenta.

A umidade do solo é uma delas. Segundo o agrônomo, as sementes, para terem uma boa germinação e emergência, precisam absorver água do solo. “Para que isso ocorra é preciso ter, no plantio, uma boa umidade no solo. Plantios feitos com pouca umidade podem levar a um baixo stand, comprometendo a produção.”

A temperatura é outro fator decisivo. Gouvêa observa que é necessário tomar cuidado com a implantação da soja com solos frios, o que dificulta a germinação e emergência das plantas. O ideal, conforme ele, é semear somente quando tiver uma elevação da temperatura. A profundidade de semeadura também deve ser levada em consideração pelo produtor. O melhor é efetuar a uma profundidade de 3 a 5 cm. Outro detalhe é a posição da semente/adubo. O adubo deve ser colocado ao lado e abaixo da semente, pois o contato direto prejudica a absorção da água pela semente.

Ainda segundo o agrônomo, os danos mecânicos na operação de semeadura também devem ser observados de perto. Ele ressalta que deve ser observado que a semeadora não provoque danos mecânicos na semente. Assim, o melhor é regulá-la com o disco correto para cada peneira e esta regulagem deve ser feita com as sementes já tratadas.

Um cuidado também especial com a época de semeadura e população de plantas. Cada variedade possui uma época ideal de plantio bem como uma população adequada. “É fundamental que o cooperado consulte o agrônomo da Coamo para obter a época ideal de cada variedade bem como a população correta de plantas”, orienta Gouvêa.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.