Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 440 | Setembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Mulher Atual

Novo caminho para as mulheres

Pinhão e Mangueirinha são unidades que encerraram o curso recentemente e comemoram avanços

Mangueirinha: famílias estão comemorando mudanças e avanços com o ‘Mulher Atual’

Em Mangueirinha (Sudoeste do Paraná), muitas famílias estão comemorando mudanças e avanços em suas vidas. O curso ‘Mulher Atual’ foi encerrado em setembro, e mesmo antes do seu término, as mulheres já relatavam que conseguiram mudar e melhorar muitas ações no dia a dia. Izelda Marcelino Farina, esposa do cooperado Cleuciano Farina, é uma delas.

Izelda Marcelino Farina, Ana Maria Biscoli e Daiane Assmann

“Há muito tempo eu queria participar e a Coamo nos deu essa oportunidade. É um curso que resgata a autoconfiança e autoestima da mulher. Aprendemos que a Mulher Atual é aquela que ampara a família, mas também está atenta aos negócios e consegue integrar todos esses aspectos. Tenho uma filha de 16 anos, já cooperada, que está estudando para continuar os negócios da família. É este exemplo que quero passar para ela.”

Quem também se formou no Mulher Atual em Mangueirinha foi Daiane Assmann, esposa do cooperado Adelar Assmann, que não conhecia o curso, mas se surpreendeu ao saber o conteúdo da programação. “Quando falaram do curso me interessei, pois é importante esse resgate da mulher, da nossa autoestima, do respeito por nós mesmas e do amor próprio, e ver que somos importantes. Partilhamos muita coisa boa e aprendemos uma com a outra”, ressalta.

Para Ana Maria Biscoli, esposa do cooperado Inri José Biscoli, o aprendizado será repassado para toda a família. “Esse conteúdo nos ajudará no desenvolvimento da nossa família, pois aprendemos muito. O Mulher Atual veio somar à nossa bagagem.”

De acordo com o gerente da Coamo em Mangueirinha, Valdemiro Nesi, com a conclusão do ´Mulher Atual´, a sensação é de missão cumprida. “Percebemos nas participantes um sentimento de orgulho em fazer parte deste trabalho prestado pela Coamo, observamos que as esposas e cooperadas sentem-se valorizadas em fazer parte de uma família cooperativista vencedora.”

A opinião das participantes do curso Mulher Atual em Pinhão, Centro-Sul do Paraná é unânime: elas estão prontas para serem melhores no dia a dia dos seus negócios.

Larissa Migliorini Ribeiro Schneider, esposa do cooperado Saulo Lustosa Schneider, diz quanto o curso impactou na mudança de comportamento em suas  vidas. “A nossa visão sobre a convivência familiar e na sociedade agora é outra. O conhecimento sobre empreendedorismo que tivemos também nos fez pensar e planejar o que fazer de novo, sem contar que é possível colocar em prática. Precisamos fazer um planejamento onde todos consigam se envolver e decidir juntos”, salienta.

Pinhão: mulheres estão prontas para serem melhores no dia a dia dos seus negócios

Quem também marcou presença e destacou o tema do empreendedorismo foi Márcia Cristina Agnes, esposa do cooperado Régis Andrey Agnes. “O Mulher Atual marcou uma mudança de rotina em minha vida, principalmente no quesito empreendedorismo. Eu não tinha noção tão boa de planejamento, fazia tudo por cima e sem muita organização. Agora, mudei tudo em minha vida, por exemplo, eu trabalho com vaca leiteira, já planejei e estou executando uma mudança na estrutura do nosso negócio. ”

Larissa Migliorini Ribeiro Schneide, Márcia Agnes e Jucimara Lustaza Schneider

Segundo Jucimara Lustaza Schneider, esposa do cooperado Newton Schneider, outro aspecto fundamental para o sucesso dos negócios é saber partilhar e dividir as decisões, um aspecto que ela desenvolveu no curso. “Aprendi a compartilhar minhas decisões e a planejar melhor os negócios da família. Trabalhamos juntos e eu centralizava muito as decisões. Com o ´Mulher Atual´ aprendi a conviver e a compartilhar. O curso foi muito bom, aprendi que se a gente quiser, a gente consegue mudar. Posso afirmar que  já estou sentindo a diferença desta transformação”, considera Jucimara.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.