Gestão efIciente gera bons resultados na pequena propriedade do produtor rural Celso Rekowski.
Bons frutos é o que não faltam na propriedade Granja Sempre Verde, do cooperado Celso Rekowsky, localizada na comunidade Novo Sobradinho, em Toledo (Oeste do Paraná). Ao estilo da maioria das propriedades rurais da região e dos associados da Coamo, o pequeno sítio de 28,7 alqueires (69,5 hectares) é gerenciado com profissionalismo e sinônimo de resultados positivos.
A pecuária de leite é a atividade principal da propriedade, que também produz soja e milho, além da uma pequena área de forrageira da espécie tifton, que depois de cortada e compactada é transformada em feno para complementação da alimentação das vacas e para comercialização. “No início o feno era exclusivamente para a alimentação dos animais, mas depois percebemos que era uma oportunidade de negócio. Produzimos cerca de 25 a 30 mil fardos por ano. De 15 a 20 mil são comercializados e o restante inserimos na dieta do rebanho”, comenta Rekowsky explicando ainda que boa parte da produção de grãos, principalmente o milho, também é convertido em alimento para as vacas. “O milho aproveitamos a maioria para silagem e o que sobra entregamos na Coamo. Já a soja é toda entregue na cooperativa”, diz.
Amparado por uma gestão eficiente, calcado por investimento e alta tecnologia, o negócio vem rendendo resultados até então nunca alcançados pela família. Hoje, eles podem comemorar o esforço de anos de trabalho.
Marcos Marcolin, agrônomo da Coamo e o cooperado Celso Rekwsky conferido qualidade do feno produzido na propriedade
Herança do pai, o sítio foi com o passar dos anos sendo modernizado por Celso Rekowsky, que resolveu apostar na multiplicação de leite e é o principal e mais rentável negócio da propriedade. “Pelo menos 60% da nossa receita vem do leite. Temos 130 animais, sendo 85 em lactação, todos da raça holandesa”, revela Celso, que por meio de melhoramento genético e nutricional vem conseguindo uma média anual de 28 litros de leite por animal ao dia. “É tudo feito com muito equilíbrio”, acrescenta o cooperado. Em números absolutos anualmente produz 800 mil litros de leite (média de 2.500 por dia), além 2 mil sacos de soja, 2,8 mil sacos de milho e 16 mil quilos de carne bovina, sem contar os 30 mil fardos de feno. “É um grande resultado para uma propriedade pequena como a nossa. Acho que estamos no caminho certo”, brinca Celso, que é um dos 800 jovens cooperados formado no Curso de Jovens Líderes Cooperativistas, desenvolvido pela Coamo há 17 anos. “Foi por meio deste curso que consegui organizar a atividade. Essa formação clareou muito a minha ideia de administrador da propriedade.”
O sistema desenvolvido por Rekowsky é elogiado pelo agrônomo Marcos Joel Marcolin, responsável pela assistência ao cooperado. Ele enaltece a gestão adotada pelo cooperado, lembrando que o caminho para o sucesso da atividade necessariamente passa por um bom gerenciamento. “Ele investe muito na propriedade e tenta buscar em tudo a melhor tecnologia, sempre com o máximo de cuidado e capricho.”
Para Marcolin, estar antenado com a assistência técnica e buscar o máximo de informação fora da porteira, assim como faz Rekowsky, é outro fator fundamental para o aquecimento do negócio. “Realmente o produtor precisa manter esse contato e estar sempre ligado com a evolução da atividade e do seu negócio. Esse é um diferencial do Celso”, elogia.
Programa “Jovens Líderes Cooperativistas” realizado há 17 anos pela Coamo já formou mais de 800 jovens agricultores e foi alicerce para aperfeiçoamento da gestão e otimização da Granja Sempre Verde.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.