Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 440 | Setembro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Empreendedorismo

“Mulher Atual” atinge objetivos em Toledo

Uma nova maneira de pensar e agir, são resultados do curso promovido no Oeste do Paraná com mais de 20 mulheres participantes

Realizado na parceria Coamo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso “Mulher Atual” está sendo realizado em várias regiões da cooperativa. Em Toledo (Oeste do Paraná) participaram 24 mulheres entre cooperadas, esposas e filhas, felizes com a aprendizagem e conhecimento adquirido em várias áreas, dentro e fora da porteira no empreendedorismo rural. Segundo os organizadores, os objetivos foram atingidos em um despertar para uma nova postura diante de desafios pessoais, sociais e profissionais, e o desenvolvimento de comportamentos mais adequados e proativos nas esferas humana, social e econômica.

Marino Mugnol representou a diretoria da Coamo no evento de formatura

Em 15 cursos de ‘Mulher Atual’, encerrados ou em andamento na área da Coamo, a repercussão é positiva entre as participantes e familiares. Adiles Donadel, esposa do cooperado Marlim Izidório Donadel, revela a satisfação de participar do encontro e algumas das melhorias conquistadas. “O sentimento é de alegria em saber que muitas vezes buscamos algo mais longe, quando na verdade está dentro de nós. É o nosso eu interior que tem riquezas infindáveis. Agora, somos outras mulheres, inovadoras e com perspectivas de um futuro melhor. Esse encontro veio para enriquecer minha vida”, garante.

Outra entusiasta com o trabalho é Nelsi Kszan Pancera, esposa do cooperado Laudino Pancera. Ela conta que a expectativa desde os primeiros encontros foram de aprender mais. “Desde o início, estávamos inquietas e isso perdurou durante todo o curso, mas foi uma inquietude boa que dá vontade de realizar coisas novas e não ficar na mesmice. Precisamos ir além, e não só na questão de espiritualidade e da qualidade de vida, como também em relação ao empreendedorismo, pois podemos mudar nossa realidade sempre para melhor”, enfatiza.

Azeni Lúcia destaca o incentivo do marido, Colemar Bonissoni, antes e durante o curso, e o quanto a família sentiu a diferença.

Azeni Lúcia Ludwig Bonissoni destaca como importante o incentivo do marido (Colemar) antes e durante o curso, e o quanto a família sentiu a diferença. O marido, cooperado Colemar Bonissoni valoriza a participação da mulher e dos filhos na vida da Coamo.  “Procuro participar de todos eventos da Coamo, sejam palestras, reuniões ou dias de campo, enfim, sou 100% Coamo e incentivo minha esposa a também participar. Mais do que nunca quero parabenizar a Coamo por esta iniciativa e acima de tudo destacar o quanto este trabalho mudou nossas vidas. Senti a diferença no dia a dia e acredito que o ´Mulher Atual´ é um incentivo para que as mulheres possam aprender mais e colaborar também na gestão dos nossos negócios”, afirma.

O gerente da Coamo em Toledo, Marino Mugnol representou a diretoria da cooperativa na formatura. Para Mugnol, foi um  evento de sucesso que consolida a filosofia e atuação da Coamo na valorização e atenção à família cooperada. “Percebemos que este curso engrandeceu muito essas mulheres. Elas participaram e podem contribuir decisivamente para a melhoria do  dia a dia das famílias, da propriedade rural, nas atividades e também nas  comunidades onde atuam. A Coamo valoriza e investe neste trabalho de difusão cooperativista. Com esse curso, reforçamos a nossa missão, que vai além das operações de plantio, cultivo e colheita, mas sim, por extensão, no  desenvolvimento social, cultural e econômico do cooperado e nesse contexto, também da mulher e família.”

Nelsi Kszan Pancera e com a colega de curso Adiles Donadel. Elas garantem que valeu a pena participar do ‘Mulher Atual’ e que o conhecimento adequirido já está sendo utilizado no dia a dia das atividades agrícolas e no convívio familiar.

Nelson Paludo, presidente do Sindicato Rural de Toledo, elogia os eventos realizados e a parceria com a Coamo. “Todos os cursos desenvolvidos com a Coamo dão certo, tanto na qualificação da mão de obra do produtor quanto em mais específicos como é o caso do ´Mulher Atual´. Vemos a felicidade das pessoas que participam. Isso mostra que há transformação durante o curso. O entendimento que a Coamo tem é o mesmo do sindicato. Acreditamos que para melhorar as atividades agrícolas temos que investir nas famílias e assim, tudo funcionará melhor. O ´Mulher Atual´ ajuda a fazer isso, melhora a família e as comunidades”, considera Paludo.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.