|
JOSÉ AROLDO GALLASSINI
Diretor-presidente da Coamo
|
Iniciamos o ano agrícola 2016/17 com o plantio das culturas do milho e soja, as mais importantes da safra de verão. A nossa expectativa ao lançar as sementes ao solo é de que possamos colher bons frutos e sempre uma safra melhor que a do ano anterior. Os números mostram pequeno crescimento na área da soja. Já no milho, está ocorrendo uma expansão maior em relação a safra passada.
Com a graça de Deus e clima satisfatório, a soja terá bom plantio e uma produção significativa, enquanto que o milho, mesmo com aumento de área, será menor se comparado com outros anos. Comprovadamente, a safrinha, chamada de segunda safra, há muito se tornou a safra principal do cereal. Os cooperados sabem os riscos de geada e chuva na colheita de milho safrinha, fatores que ocorreram neste ano, mas mesmo assim é uma safra de grande produção.
Sabemos plantar e bem, e o que esperamos, além do clima favorável, é o bom desenvolvimento das plantas e preços satisfatórios para desta maneira, termos uma colheita positiva com produção e renda.
Quanto as lavouras de trigo, o cenário é de intensa colheita, e cerca de 25% da produção já foi colhida com boa qualidade. É isso que queremos até o final, sem ocorrência de chuvas para prejudicar este bom momento dos triticultores que plantaram uma área 17% menor que a safra do ano passado.
Outra questão importante é a realização da rotação de culturas, cujos benefícios são conhecidos dos produtores, como a melhoria na proteção do solo, menor risco de doenças e maior produtividade.
Na evolução da atividade, a Agricultura de Precisão, uma das matérias desta edição, vem apresentando bons resultados e ampliando o número de produtores na adesão desta importante tecnologia. Mas, esse número poderá ser maior ainda, pois é uma ferramenta fundamental para análise perfeita do solo. As amostras podem detectar onde e em qual quantidade é necessário a correção com o uso de nutrientes visando uma adubação de qualidade. A tecnologia está a disposição dos cooperados e pode incrementar a produção.
Outra ferramenta que foi lançada pela Coamo é o Programa Mobilidade Agronômica que possibilita melhor acompanhamento da assistência técnica junto ao quadro social, com monitoramento e ações que permitem evoluir e progredir a cada nova safra. Os cooperados da Coamo são privilegiados por contarem com importantes benefícios visando a implantação das lavouras com custos reduzidos, eficiente planejamento e utilização de modernas tecnologias, com o propósito de colher boas produções e obter preços para a lucratividade esperada a cada nova safra.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.