Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 462 | Setembro de 2016 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre... ASPARGO

O aspargo é uma hortaliça pertencente à família Liliácea. Ainda pouco consumida no Brasil, é considerada uma fina iguaria em vários países do mundo. No Brasil, foi introduzido na década de 1930, no Rio Grande do Sul. O produto fresco é pobre em calorias, é boa fonte de vitaminas do complexo B (ácido fólico), betacaroteno (provitamina A), além dos minerais cálcio, ferro e fósforo.


COMO PLANTAR

E uma hortaliça perene. Crescimento favorecido entre 18 e 25ºC. No período frio a parte aérea seca e a planta entra em repouso.

Época de semeadura: agosto e novembro

Semeadura: em sulcos distanciados de 50 a 60 cm, com 4 a 5 cm de profundidade. Distribuem-se as sementes a intervalos de 4 a 5 cm. Cada grama contém cerca de 50 sementes.

Transplantio: em sulcos, quando as mudas estiverem com as raízes bem desenvolvidas, o que acontece mais ou menos um ano após a semeadura.

Espaçamento: as mudas devem ser transplantadas no espaçamento de 1,50 m entre linhas e 50 cm entre plantas.

Adubação: misturar em 1 m de sulco as seguintes quantidades: 15 a 20 litros de esterco de curral (ou 10 litros de esterco de galinha) mais 300 a 500 g de NPK na formulação 4-14-8.

Irrigações: regar de 3 em 3 dias durante a fase de crescimento da planta. Nas regiões de clima frio a planta entra em repouso durante o inverno e nesse período as regas são suspensas.

Limpeza da planta: nas regiões onde a planta entra em repouso, passado o inverno eliminam-se todas as partes aéreas que secaram.

Adubação em cobertura: durante a fase de colheita aplicar 30 a 50 g de sulfato de amônio por planta a intervalos de 20 a 25 dias.

Adubação de manutenção: após o término da colheita aplicar 200 g de NPK na formulação 4-14-8 por planta.

Colheita: após um ano de transplantio pode-se iniciar a colheita dos turiões, mas os melhores produtos são obtidos de plantios mais velhos. A colheita é feita diariamente com facas especiais.


COMO COMPRAR

O aspargo fresco é um caule, também chamado de turião, que pode ter a cor roxa, verde ou branca. O aspargo branco é cultivado sem contato com a luz, sendo os caules cobertos com terra à medida que vão se desenvolvendo. Sem luz, a planta não produz clorofila e o caule não se torna verde. O aspargo branco tem sabor ligeiramente mais suave e textura um pouco mais macia do que o aspargo verde. Independentemente da cor, escolha caules firmes, arredondados, com cor brilhante e aspecto de produto fresco. Quando as pequenas folhas no topo do aspargo estão abertas e o caule apresenta-se com ranhuras e sem brilho, o aspargo é de baixa qualidade.


COMO CONSERVAR

É uma das hortaliças de menor durabilidade, tornando-se fibrosa, murchando e perdendo o sabor característico rapidamente. Preferencialmente consuma-o no dia da compra. Se for necessário armazená-lo  em casa, envolva os caules em toalha de papel úmida e cubra-os com um saco de plástico e mantenha-os em pé na parte mais fria da geladeira. Quando colocados na horizontal ficam curvos. Os caules também podem ser colocados na vertical em uma vasilha com lâmina de água como se fossem um buquê de flores, e a vasilha coberta com plástico. Mesmo sob refrigeração, não espere manter sua qualidade por mais que 2 a 3 dias. Para congelar, lave, remova as partes fibrosas e as escamas dos talos. Corte em pedaços de 10-15 cm de comprimento e deixe em água fervente por 3 minutos. Em seguida, drene os aspargos e coloque-os em água com gelo por 3 minutos. Coloque sobre bandejas em camada única e deixe no congelador por 30 minutos. Coloque em sacos próprios para alimentos, feche e coloque-os de volta no congelador. Pode ser mantido por 6 meses.


COMO CONSUMIR

Os talos devem ser lavados em água corrente ou agitados delicadamente em uma bacia cheia de água. O aspargo é mais fibroso na base, por isso, a primeira etapa em seu preparo é a remoção de cerca de 4 cm da ponta dura do talo. Aspargos mais grossos, com a casca fibrosa, devem ser descascados passando-se a lâmina da faca no sentido da ponta para a base. O aspargo pode ser cozido em água, no vapor ou no forno de micro-ondas. Cozinhe até que ao serem fincados com uma faca apresentem uma pequena resistência, pois devem ser consumidos crocantes. O tempo de cozimento pode variar de 5 a 10 minutos, dependendo do diâmetro dos caules. Uma das maneiras de cozinhar os aspargos é colocá-los em pé na panela com água, cobrindo cerca de metade da altura dos aspargos. A panela deve ser mantida tampada durante o cozimento. Dessa maneira a base mais dura é cozida na água e a ponta mais macia é cozida no vapor. Selecione aspargos de mesmo diâmetro para cozinhar ao mesmo tempo para ter tempo de cozimento uniforme. Por ter um sabor delicado e único, ele pode ser consumido da maneira mais simples, com um pouco de manteiga, molho vinagrete, iogurte ou creme de leite. Adicionalmente, pode enriquecer saladas verdes, pratos frios e quentes à base de macarrão, e são ótimos quando colocados em pizzas, omeletes e tortas.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.