Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 462 | Setembro de 2016 | Campo Mourão - Paraná

DIAS DE CAMPO

EVENTOS TECNOLÓGICOS LEVAM INFORMAÇÃO

Doenças radiculares na soja foi um dos temas em Coronel Vivida Encontro em Goioxim reuniu mais de 120 pessoas

Informação. Esta é a palavra que norteia toda era que estamos vivendo. Sendo assim, quem detém novas tecnologias está sempre um passo à frente e a busca pelo sucesso passa pelo aprimoramento técnico, uma vez que não adianta somente estar informado, mas é preciso, manter-se atualizado. Pensando nisso, o Departamento Técnico da Coamo realiza inúmeros eventos técnicos voltados a aprimorar o conhecimento dos agricultores, apresentando as principais novidades do mercado agropecuário.

Em Goioxim (Centro-Sul do Paraná), por exemplo, foi realizada mais uma edição do Encontro Técnico Cooperativista. O evento com os temas “Cooperativismo & Coamo”, “Tecnologia de Aplicação” e “Uso Correto & Seguro de Defensivos Agrícolas”, reuniu mais de 120 pessoas.  O gerente da Coamo em Goioxim, engenheiro agrônomo Clodoaldo Pavelegini de Medeiros, reforça a importância e empenho da cooperativa para transmitir ao quadro social informações atuais e direcionadas ao desenvolvimento, garantido aumento de renda e uma melhor qualidade de vida ao produtor.

Para o cooperado Valair Dalamaria, o evento foi de grande importância e abordou temas interessantes, uma vez que o produtor, na maioria das vezes, não se atenta aos detalhes, perdendo parte da eficiência dos produtos no controle de pragas e doenças. Quanto ao cooperativismo, ele relata a necessidade de sempre falar sobre o assunto. “Achei interessante a abordagem do nosso presidente, Dr. Aroldo, pois ele conseguiu transmitir uma imagem do cooperativismo de uma forma que nós, no dia a dia, não estamos conseguindo visualizar.”

Em Cantagalo (Centro-Sul do Paraná), um evento tradicional está em sua nona edição.  Trata-se do Galotec. Neste ano, foram realizadas palestras sobre “Doenças de Soja” e “Tecnologia de Aplicação”.  Participaram também nove empresas parceiras, as quais apresentaram recomendações sobre os temas explanados nas palestras.

A quarta edição do Encontro Tecnológico em Coronel Vivida (Sudoeste do Paraná) abordou temas a respeito de doenças radiculares na soja e destinação correta de embalagens vazias de agroquímicos.

Em Cândido de Abreu (Centro-Norte do Paraná), foram mostradas aos cooperados diversas opções que a Coamo disponibiliza para o manejo de plantas daninhas resistentes ao glifosato. “Estamos em uma fase de dessecação pré-plantio das culturas de verão e é fundamental que a lavoura se estabeleça livre de competição com plantas daninhas. Diante disso, o evento foi bem aceito pelos participantes”, comenta o engenheiro agrônomo Paulo Nédes de Souza Peres, encarregado do Detec da Coamo em Cândido de Abreu.

Em Cândido de Abreu, evento mostrou opções para o manejo de plantas daninhas Cantagalo: palestras sobre “Doenças de Soja” e “Tecnologia de Aplicação
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.