Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 457 | Abril de 2016 | Campo Mourão - Paraná

PLANEJAMENTO

DE OLHO NA SAFRA DE VERÃO

"COOPERADOS JÁ DEFINEM NOVOS INVESTIMENTOS. PLANEJAMENTO, É A PALAVRA CHAVE PARA QUEM BUSCA RENTABILIDADE E PRODUTIVIDADE."


Quando o assunto é economia para o bolso do produtor a palavra-chave é planejamento. Pensando assim, a Coamo desenvolve planos estratégicos para cada safra. A parceria entre cooperativa e cooperados garante um benefício ao produtor rural que consegue sair na frente e no final contabiliza resultados satisfatórios, pois o produtor pode racionar o investimento adquirindo insumos de forma antecipada e ganhando com isso.

A lavoura em desenvolvimento é o milho safrinha e ainda vem o plantio de trigo pela frente, mas as atenções do cooperado Rogério Renato Vergutz, de Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná), já se voltam para a safra de verão. É neste momento que ele finaliza o planejamento iniciado há meses, definindo, em parceria com a Assistência Técnica da Coamo, a variedade cultivada e os insumos para a condução da lavoura.

O cooperado sabe que aliar custos variáveis de produção, aos gastos com adubação, herbicidas e aquisição de sementes é uma soma que pesa no orçamento final. Por este motivo, nada melhor do que saber qual a real necessidade para cada propriedade e diante disso planejar a melhor forma para começar a safra de verão. “É uma maneira de garantir tudo o que preciso e saber que no momento que começar o plantio o insumo estará à disposição”, comenta Vergutz.

São 60 alqueires de plantio, dos quais 24 estão ocupados com milho safrinha, dez com brachiaria ruziziensis e o restante com trigo. No verão, toda a área será destinada para a soja. “Temos essas culturas como opção de renda, mas também buscado alternativas para melhorar o sistema, pensando na safra de verão. Por isso, temos tradição de planejar tudo para não ficarmos sem os insumos que precisamos”, afirma. 

Conforme o engenheiro agrônomo Douglas Pereira da Silva, do departamento Técnico da Coamo em Boa Esperança, o cooperado que se antecipa, como é o caso do ‘seo’ Rogério, tem mais comodidade e segurança durante toda a safra, pois sabe que os produtos adquiridos estarão à disposição quando precisar. “Hoje, com o Programa Mobilidade Agronomia fazemos todo planejamento da safra e reservas dos produtos na própria propriedade, durante as nossas visitas. São ferramentas que a Coamo disponibiliza aos cooperados para facilitar o atendimento”, pondera. 

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.